Redação Folha Vitória

Ruas interditadas, trânsito lento e muito transtorno causado pelos temporais na Grande Vitória-ES
Os temporais que assolaram sem parar a Grande Vitória nesta quinta-feira (05) trouxeram transtornos em vários pontos para a população, seja de carro, motocicleta, ônibus ou á pé. No restante do Espírito Santo a situação não foi diferente. Ao todo já são quase 18 mil pessoas afetadas pelas chuvas torrenciais.Nas estradas, vários pontos ficaram interditados na BR 262, 101 e na Rodovia do Sol. No km 285,5 e no 311 da BR 101, quedas de barreiras afetaram o fluxo de veículos. Já no km 9 da BR 262 um alagamento fez o trânsito ficar totalmente interrompido nos dois sentidos.
Na Rodosol, quem passava pelos pontos no trevo da Ponta da Fruta e no km 25+800, no sentido Norte, também encontrou o trânsito completamente interrompido para o escoamento da água. Além disso, várias partes da Reta da Penha, Avenida César Helal, Jardim América, entre outros da Grande Vitória sofreram com as enchentes.
De acordo com relatório da Defesa Civil Estadual, quase 1 mil pessoas tiveram que deixar as casas por causa da chuva e 11 ficaram feridas. Os municípios de Ibatiba, Domingos Martins e Itarana decretaram situação de emergência.
Segundo a Defesa Civil, continua o alerta de alto risco para inundação e deslizamento nos municípios de Vitória, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Viana, Cariacica e Serra, devido ao alto acumulado de chuva. Nas últimas 72 horas, o acumulado de chuva em Vitória foi de 95mm e Santa Leopoldina aproximadamente 130mm.
Em Marechal Floriano, há 1.300 moradias em risco e 3.270 pessoas expostas. Em Viana, são 2.205 moradias e 7.640 pessoas expostas. Cariacica apresenta 6.100 moradias e 23.144 pessoas expostas. Já em Santa Leopoldina, existem 508 moradias e 2.060 pessoas em risco.
Chuva ainda continua até sábado, diz Incaper
De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper), a chuva deve continuar no Espírito Santo pelo menos até este sábado (07). Devido à convergência de umidade entre a região amazônica e o sudeste do Brasil, o tempo segue instável em grande parte do Espírito Santo nesta sexta-feira.
Há previsão de pancadas de chuvas em áreas isoladas nas regiões Sul, Serrana, Grande Vitória e no Noroeste do Estado no decorrer do dia. As temperaturas devem variar entre 17,0°C e 26,0°C na região Serrana e entre 20,0°C e 31,0°C nas demais regiões. No sábado (07), o tempo varia entre nublado a parcialmente nublado, com previsão de pancadas isoladas nas regiões: Sul, Serrana, Grande Vitória no decorrer do dia.
Nas regiões: Sul e Serrana do Estado, as chuvas poderão ser localmente fortes. As temperaturas deverão variar entre 17,0°C e 26,0°C na região Serrana e entre 21,0°C e 32,0°C nas demais regiões.
Comitê do Governo Federal no Estado
O Espírito Santo receberá membros do Governo Federal para o acompanhamento e apoio às ações mitigadoras dos estragos causados por eventos climáticos. O anúncio foi feito pelo secretário Nacional da Defesa Civil Humberto Viana, nesta quinta-feira (05), em reunião com o governador Renato Casagrande, no Palácio Anchieta, que contou também com a participação do vice-governador Givaldo Vieira.
Segundo Viana, por determinação da presidente Dilma Roussef, o gabinete federal no Estado possuirá de cinco a seis membros, com dois ou três representantes da Defesa Civil nacional, um médico do Ministério da Saúde, um técnico do Ministério das Minas e Energias (possivelmente um geólogo) e um representante das Forças Armadas.
O efetivo faz parte do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Demaden) e irá atuar na sede da Defesa Civil do Espírito Santo, junto aos técnicos do centro de monitoramento capixaba.
A proposta é estabelecer uma integração e cooperação entre os governos municipais, Estadual e Federal, para dar respostas ainda mais rápidas em casos de eventos mais sérios em decorrência da chuva envolvendo a população capixaba. “A principal ação neste momento, a nossa preocupação inicial, é preservar vidas”, afirma Humberto Viana.
O secretário também afirmou que o Espírito Santo tem dado clara demonstração de que tem colocado em prática ações preventivas e que está bem organizado para enfrentar períodos com chuvas intensas.
“O Governo Federal só está no Estado para apoiar o que já está sendo feito pela administração local. A Defesa Civil Estadual está fazendo um bom trabalho e o Governo logo deve apresentar novos projetos ao Ministério da Integração Nacional voltados para a prevenção”, pontua.
Também estiveram presentes os prefeitos da Serra Sérgio Vidigal, de Vitória João Coser, além dos secretários de Estado da Casa Militar coronel Hélvio Andrade, de Desenvolvimento Urbano Iranilson Casado, de Assistência Social Rodrigo Coelho, da Agricultura Enio Bergoli, além do coordenador capixaba da Defesa Civil coronel Edmilton Ribeiro e representantes das demais prefeituras da Região Metropolitana.
Gostou? Então divulgue! TwitterFaceBookGoogle Buzz
Loading
Nenhum comentário:
Postar um comentário