terça-feira, 30 de agosto de 2011

Projeto propõe que lei que proibe som alto

TV Vitória

Foto: Reprodução TV Vitória


Projeto propõe que lei que proibe som alto em ônibus de Vitória seja válida para todo o ES


A música nem sempre é agradável, mas muitas vezes é compartilhada por várias pessoas em um pequeno espaço. Isso é o que acontece com frequência no transporte coletivo da Grande Vitória. Muitos usuários não se preocupam em ouvir música no modo alto falante e os outros passageiros reclamam da atitude.

Nos ônibus municipais da Capital isso já é proibido. Porém, a maioria dos usuários alega que não vê essa determinação ser colocada em prática. Segundo a Prefeitura de Vitória, a fiscalização fica por conta dos motoristas e cobradores. O sindicato da categoria não aprova a situação já que os funcionários têm outras responsabilidades.

A aposentada Geralda Maria da Silva comenta que realmente os profissionais não têm muito o que fazer. "Os cobradores têm medo até de falar com as pessoas que pulam as roletas", explicou.

O estudante Silvio Pereira comentou que já testemunhou o motorista tentar tomar providência. "Os meninos ouviam funk no volume máximo e a cobradora pediu para eles pararem. Eles não pararam, o motorista desligou o ônibus e disse que, se eles não parassem, ele iria chamar uma viatura. Eles desligaram o som, mas começaram a cantar", disse.

A lei só vale para os ônibus municipais de Vitória e entrou em vigor há aproximadamente um ano. Agora, um projeto de lei do deputado estadual José Esmeraldo, que quer que a determinação vigore para todo o Estado, está tramitando na Assembleia Legislativa.

O estudante Enildo Pereira disse que escuta música sempre que pode e dá uma dica para os que gostam também poderem aproveitar sem atrapalhar quem está ao lado. "Um fone de ouvido custa R$ 10. Isso vai matar alguém?"

O Sindicato dos Rodoviários informou que os cobradores e motoristas não são obrigados a fiscalizar nem proibir auto-falantes dentro dos ônibus. O presidente do sindicato, Edson Bastos, disse ainda que eles são orientados a não se manifestar por conta da violência.

Gostou? Então divulgue! TwitterFaceBookGoogle Buzz
Loading

Nenhum comentário: