
A forte chuva da madrugada desta terça-feira (28) piorou a situação das cidades de Itarana, Itaguaçu, Muqui, Santa Maria de Jetibá e Laranja da Terra, que Já Tinha sido afetadas pelas chuvas que caíram no fim de semana.
O rio de Muqui transbordou novamente e invadiu várias casas na cidade, ninguém ficou ferido. O município continua sem internet e com problemas nos telefones celulares e fixos. A cidade está coberta de lama e as pessoas tentam salvar o pouco que restou. A água subiu por cerca de duas horas. Como era madrugada, poucas pessoas conseguiram retirar seus bens.
O movimento na BR101 sul é normal, mas a Polícia Rodoviária Federal alerta os motoristas para redobrarem o cuidado com a chuva na via, pois somada à imprudência de motoristas, podem causar acidentes. Várias árvores e barro tomaram conta de diversos pontos das estradas.
Situação dos municípios
Em Mimoso do Sul várias famílias estão desalojadas e estão circulando pela cidade de barco. A cidade está sem internet e com problemas no telefone, o trânsito está prejudicado.
Em Muqui, o sítio histórico está danificado, vários casarões antigos foram inundados pela água. Várias famílias perderam tudo e estão sendo atendidas pela prefeitura.
Tudo foi destruído em Muqui. Comércio e residências foram inundados pela água, carros ficaram submersos, casas foram destruídas e a população teve prejuízos materiais. A cidade se prepara para mais chuvas nesta terça-feira e a maior preocupação é com as pessoas que moram em áreas de risco.
Na cidade mais de 200 casas foram invadidas pela água e quinze residências estão condenadas. Vacinas e medicamentos que estavam na geladeira do posto de saúde foram danificados. As linhas de ônibus que fazem os trajetos para Mimoso do Sul, Muqui e região estão comprometidas. As estradas estão sendo monitoradas.
Em Atílio Vivácqua continua o estado de alerta. Em Mimoso do Sul também choveu na noite desta segunda e na madrugada da terça-feira.
O Sul do Estado se mobiliza para ajudar a cidade de Muqui. O prefeito Nicolau Espiridião Neto está pedindo ajuda aos governos estadual e federal e decretou estado de emergência. Roupas, móveis e alimentos podem ser enviados à cidade.
Números da tragédia
32.144 afetados em mimoso do sul, Itarana, Itaguaçu, Muqui, Santa Maria de Jetibá e Laranja da Terra
1.745 desalojados e desabrigados
1.161 imóveis danificados
Previsão de mais chuva
Na terça-feira (28) a previsão é de mais chuva no Espírito Santo, com risco de temporais. O mar deve ficar agitado e deve ter ventos de maior intensidade nas praias. Segundo informações do Incaper pode chover granizo.
* Com informações do correspondente da Rede Vitória no Sul do Estado, Ramon Barros e fotos de Renato Pires Mofati e Marcio de Souza















Nenhum comentário:
Postar um comentário