domingo, 20 de abril de 2014

Vítimas de violência doméstica encontram apoio e serviços


Programa Pró-Vida desenvolve diversas atividades 

A Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher (Seppom) do município da Serra disponibiliza os serviços de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica por meio do programa Pró-Vida. 

 O órgão é responsável por desenvolver, articular e coordenar as ações voltadas para as mulheres no município, executando medidas que garantam seus direitos. As mulheres devem procurar a Seppom para obter apoio, orientação e participação nos grupos de atenção. 

 O objetivo do grupo é dar apoio às vítimas de violência doméstica, assim como prestar os serviços básicos e necessários para uma mulher em situação de violência. 

 “O maior desafio é recuperar a auto-estima da mulher vítima de violência. Esse é o primeiro passo para ela retomar a autonomia. Muitas voltam a estudar, a se qualificar e conseguem se inserir no mercado de trabalho. O município também avança em direção à prevenção da violência doméstica, ao divulgar nas escolas os direitos das mulheres, legitimados pela Lei Maria da Penha. Assim levamos à população a informação de que a Serra possui um serviço e uma secretaria específica para articular a garantia dos direitos das mulheres”, destaca a secretária de Políticas Públicas para a Mulher (Seppom), Luciana Malini . 

 O grupo realiza os serviços de acolhimento e atendimento individual, orientação e acompanhamento psicossocial e jurídico, mediação de conflitos, encaminhamento aos serviços da rede pública, palestras educativas de combate e prevenção à violência doméstica e grupos de mulheres com oficinas temáticas e manuais.

“Nossa função é tentar resgatar a auto-estima dessas mulheres que sofrem violência doméstica, encorajando-as a saírem dessa situação, trabalhando atividades de cunho terapêutico, temáticas alusivas à mulher e debates que promovam a igualdade de gêneros”, disse a assistente social Patrícia Spíndola. 

 Também fazem parte das ações da secretaria as campanhas educativas nas comunidades, escolas e empresas. Caso necessário, as mulheres também encontram na secretaria a proteção e garantia de integridade física por meio de uma casa abrigo para pessoas com necessidade de proteção. 

 Serviço:

 Núcleo de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica (Pró-Vida) 

Telefone: (27) 3328-7500 

 Endereço: Av. Segunda Avenida, 723, Laranjeiras, Serra/ES 

 Horário de atendimento: 8 às 17h 


Gostou? Então divulgue! TwitterFaceBookGoogle Buzz
Loading

Nenhum comentário: