quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

“Estar com Wando foi a realização de um conto de fadas”

“Estar com Wando foi a realização de um conto de fadas”, declara viúva

“Estar com Wando foi a realização de um conto de fadas”, declara viúva

O Fantástico esteve em Belo Horizonte para conversar com Renata Souza, a viúva do cantor Wando, morto esta semana. Ela se emociona ao lembrar os últimos momentos do marido no hospital.

“Na hora que eu fui chegando na salinha do hall do CTI, a enfermeira que estava com ele estava chorando. Quando eu entrei, eles estavam massageando ele e tentando há mais de uma hora. Aí o chefe do CTI, Doutor Herbert, falou comigo: ‘Olha, Renata a gente está tentando, está muito difícil. A gente queria ver com você se a gente pode parar de tentar’. Aí eu falei assim: ‘Uai, pode’. Aí eu fui lá, dei um beijo nele e pronto acabou”.

Nesta quarta-feira (8), o Brasil chorou junto com a Renata. Wando morreu aos 66 anos de parada cardiorrespiratória, depois de 43 anos de carreira, mais de dez milhões de discos vendidos.

Durante os 12 dias de internação, Renata esteve ao seu lado, como mulher e também como psicóloga hospitalar, que é sua profissão.

Fantástico: Você já estava conseguindo conversar com ele?
Renata: Conversava. Pelos lábios, eu entendia tudo que ele falava.
Fantástico: Por gestos.
Renata: Às vezes, ele escrevia alguma coisa. A gente ia se comunicando assim.

Wando tinha sido internado depois de um enfarte e vinha se recuperando bem.

Fantástico: Em nenhum momento, ele perdeu a esperança?
Renata: Ele não achava que ia acontecer o pior.

Renata: No último dia, ele até estava muito bem, foi um dia muito bom dele. Ele estava conseguindo ficar mais em pé. Ele ficou em pé, ele dançou.
Fantástico: Dançou?
Renato: Ficou dançando.
Fantástico: O clima era ótimo de muito otimismo.
Renata: Era. Pela primeira vez ele conseguiu falar direito com a traqueostomia. Ele pôs a mão e falou: ‘Eu te amo demais’. Falou assim comigo. A Gabi, filha dele, estava perto. Eu falei: ‘fala com a Gabi também’. ‘Eu te amo demais também’, ele falou com a Gabi.
Fantástico: E ficou uma história muito bonita de amor entre vocês. Uma história que começou na sua adolescência?
Renata: É. Eu conheci o Wando quando eu tinha 19 anos. Na verdade, a minha irmã que era muito fã dele. Então, a gente foi em um show dele e eu apaixonei por ele. Ele não me viu nesse show. Eu sonhava com ele. Eu falava com minhas amigas: ‘gente, eu tenho certeza que eu vou conhecer esse Wando. Eu tenho que conhecer ele’. E aí aconteceu que em um próximo show que teve aqui em Belo Horizonte. Eu fui levei uma calcinha.
Fantástico: Você levou uma calcinha e jogou pro Wando?
Renata: Para ele dar a aquele era da grife dele, a moça tinha que dar uma dela. Ele brincava. E na hora que eu fui mexer com minha calcinha. Minha calcinha agarrou no fecho eclair da bolsa e não saia de jeito nenhum. Aí todo mundo já tinha dado calcinha. Na hora que a calcinha desagarrou, eu falei ‘não vou ficar sem dar essa calcinha’. Aí eu fui lá e dei a calcinha separado de todo mundo.
Fantástico: No palco?
Renata: Assim, entreguei pra ele. Aí ele cantou a música toda. E no final do show, ele foi chamar a gente para ir no camarim.

No começo, era só amizade. “Ele era 25 anos mais velho do que eu, e eu era de uma família tradicional mineira. Ele era muito sério. O Wando era respeitador. isso eu tinha 19. Quando eu fiz 21 anos, eu ia fazer uma festa de aniversário bonita e grande. Ele nem sabia. Aí ele virou para mim: ‘Renata, você vai fazer 21 anos’. Eu falei: ‘é’. Ele falou: ‘você vai fazer festa?’ Falei: ‘Vou’. Ele falou: ‘então, vou cantar para você’.
Fantástico: O Wando foi o primeiro homem da sua vida?
Renata: Foi.
Fantástico: Por que vocês não ficaram juntos?
Renata: Era uma coisa que o Wando estava naquele auge, naquela confusão de calcinha. Era uma coisa muito difícil de administrar naquela época.

Renata acabou se casando com outro homem e ficou dez anos sem encontrar Wando, até que o primeiro marido morreu e um amigo em comum, Carlos Alberto de Deus, que também é empresário de Wando, tratou de promover o reencontro.

Fantástico: Quando o Wando soube que você ficou viúva, ele te procurou?
Renata: Ele me procurou.
Fantástico: A paixão voltou?
Renata: Voltou toda.
Fantástico: Quanto tempo depois vocês tiveram filho?
Renata: Isso foi em 2005, e a Maria nasceu em 2007. Ela fez cinco anos uma semana antes dele passar mal. Que a gente fez uma festa de aniversário, que foi muito emocionante. Eu falei assim: ‘se ela virasse artista, ela deu o primeiro show’. Ele assistiu ao primeiro show dela. Ela cantou, dançou, atuou, fez discurso.
Fantástico: E você fala dele e seus olhos brilham, de mulher apaixonada...
Renata: Esses meus últimos anos eu realizei um conto de fadas. Estar com o Wando foi a realização de um conto de fadas. Realmente, foram anos excepcionais na minha vida. Ele me fez muito feliz e eu fico feliz, porque eu sei que eu fiz ele muito feliz.
Gostou? Então divulgue! TwitterFaceBookGoogle Buzz
Loading

Nenhum comentário: