segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Remédios de tarja vermelha dentro da validade são abandonados

TV Vitória

Foto: Reprodução TV Vitória


Remédios de tarja vermelha dentro da validade são abandonados no meio da rua em VV(ES)


Dezenas de amostras de medicamentos que só podem ser comercializados mediante apresentação de receita médica foram encontrados na manhã desta segunda-feira (10) na calçada de uma loja na Glória, em Vila Velha.

Fluconazol, Sinvastatina, Norfloxacino e Albendazol são alguns dos remédios encontrados e são usados para o tratamento do coração, fungos e parasitas intestinais. Os remédios estavam dentro do prazo de validade e algumas caixas já estavam vazias.

Os comprimidos foram encontrados por um representante comercial que, ao perceber a gravidade, procurou imediatamente a polícia. "Eu penso que mesmo sendo amostra grátis, quem jogou ali deveria colocar em algum lugar ou dar a uma instituição. Não jogar pela rua do jeito que estava ali. Um bocado de remédio que estava dentro da caixa. Eu fui olhar e estava tudo com vencimento de 2011 até 2012. Se uma criança pega isso e toma, amanhã pode ter problemas. Liguei para o Ciodes e eles pediram que eu levasse para a delegacia", contou o homem que não quis ser identificado.

Um boletim de ocorrência foi feito. Um caso inédito para um antigo investigador. "Isso é um caso raro e fiquei até surpreso. Muitos remédios para doenças raras serem jogados assim. Mesmo que seja amostra grátis, deveria ter sido encaminhado a uma instituição. O delegado agora vai tomar as providências", disse o policial Pimenta.


Um comerciante encontrou diversas caixas do mesmo laboratório completamente vazias. Um indício de que, provavelmente, alguém passou pelo local e levou os medicamentos para casa. "A população está correndo risco. Se tinha medicamento e alguém levou, essa pessoa está correndo risco", comentou Sérgio Benedito.

Nas caixas dos remédios a informação era de que todos têm vencimento em junho de 2013. Para uma moradora, a mensagem que alerta o perigo que o remédio pode trazer caso consumido por crianças foi desrespeitada. "Dependendo do remédio poderia ser fatal. É muito perigoso uma criança pegar um remédio assim sem saber e é muita falta de responsabilidade de quem deixa um negócio desse acontecer", afirmou Josefa de Moraes.

A Vigilância Sanitária de Vila Velha informou que irá rastrear a origem dos medicamentos com o número de lote do produto. Pela legislação vigente é proibido o descarte de remédios no lixo comum.

Gostou? Então divulgue! TwitterFaceBookGoogle Buzz
Loading

Nenhum comentário: