terça-feira, 4 de outubro de 2011

Consultas com especialistas do SUS devem ser marcadas em 14 dias

Juiz determina que consultas com especialistas do SUS devem ser marcadas em 14 dias

O caos na saúde pública do Estado ganha destaque frequente na imprensa capixaba. São pessoas que enfrentam dificuldade para serem atendidas, pacientes que morrem em filas de hospitais, famílias indignadas com erros médicos…

A dona de casa Inezi Rodrigues alega que está esperando há dois anos para operar a vesícula e não consegue nem a consulta com um especialista. O joelho está começando a doer, mas ela não tem esperanças de conseguir um médico. “Não chamam a mim e nem a ninguém”, lamentou.

Para tentar reduzir esse tempo de espera, o juiz Roney Duque, de Baixo Guandu, baixou uma liminar determinando que as consultas com especialistas devem ser marcadas em no máximo 14 dias e as de alta complexidade em no máximo 21 dias. Porém, quem precisa de saúde pública não acredita que isso acontecerá de verdade. “Falta médico, aparelhagem e outros profissionais”, comentou um capixaba.

Nem o Conselho Regional de Medicina (CRM) acredita que essa liminar possa ser cumprida. A demora para conseguir consultas existe porque faltam médicos no SUS e a ausência de profissionais acontece porque nem as condições de trabalho nem os salários agradam a categoria. “Muitas especialidades não atuam pelo SUS pelos baixos salários e por não aceitarem as condições de trabalho”, comentou o diretor do CRM-ES, Adenilton Cruzeiro.

O sindicato dos médicos tem a mesma opinião e as mesmas queixas do CRM. O diretor da entidade, Gustavo Picallo, explica que a liminar poderia ser cumprida se a gestão da saúde pública fosse melhor. “Pode ser cumprida, a partir do momento que nossos governantes e gestores colocarem a vida como questão essencial, como está escrito na Constituição”, argumentou.

A Procuradoria Geral do Estado limitou-se a informar que o governo aguarda a notificação judicial para analisar quais providências serão tomadas.

Fonte: Folha Vitória

Gostou? Então divulgue! TwitterFaceBookGoogle Buzz
Loading

Nenhum comentário: