terça-feira, 4 de outubro de 2011

Câncer de mama mata mais de 1,8 mil mulheres em um ano


Câncer de mama mata mais de 1,8 mil mulheres em um ano no Espírito Santo

O mês de campanha contra o câncer de mama também é um momento de prevenção e reflexão sobre o assunto. Para se ter uma ideia, mais 1,8 mil mulheres morreram vítimas da doença no Espírito Santo em 2010. Segundo os especialistas, o câncer de mama é o mais comum no Espírito Santo: são 44 mortes para 100 mil mulheres por ano. Na sequência está o câncer de colo de útero e cólon de reto.

Para o oncologista Daniel Leão, muitas mulheres ainda não têm acesso ao exame de mamografia porque não conseguem agendar a consulta e acabam desistindo. “Surgem outros problemas e a pessoa se cansa de procurar atendimento médico. Isso atrasa o diagnóstico”, comentou.

Aos 45 anos, a artesã Eunice Alves da Silva recebeu o diagnóstico de câncer de colo de útero. Revoltada, ela disse que fez o preventivo no posto de saúde do bairro Barro Branco, na Serra, há dois anos, mas não recebeu o resultado. Preocupada, ela procurou outro local há um mês e descobriu a doença. “Fiquei muito feliz hoje quando o médico conversou comigo e me acalmou. Ontem, quando peguei o resultado da biópsia, queria sair de lá e comprar meu caixão”, comentou.

A dona de casa Ilza da Conceição Venturim descobriu que tinha câncer de mama há quatro anos. A mãe dela morreu aos 56 anos vítima da doença. Preocupada, ela sempre procurou o médico. Quando descobriu o diagnóstico, foi necessário retirar um seio. Hoje ela faz consultas de acompanhamento e se considera curada. “Já estou quase saindo do tratamento e estou muito feliz por isso. Minha mãe faleceu porque não teve chance de fazer um bom tratamento”.

Os médicos orientam que todas as mulheres com mais de 40 anos devem fazer o exame de mamografia pelo menos uma vez por ano. Se na família tiver registro de câncer, é necessário que o exame seja feito antes dos 35 anos de idade.

Durante o mês de outubro, o Estado vai realizar uma campanha para conscientizar a população sobre a importância de prevenir o câncer de mama. O objetivo é aumentar a expectativa de cura.
Gostou? Então divulgue! TwitterFaceBookGoogle Buzz
Loading

Nenhum comentário: