quinta-feira, 21 de julho de 2011

Preso Líder de quadrilha que fraudava alvarás judiciais

Folha Vitória

Foto: Divulgação


Líder de quadrilha que fraudava alvarás judiciais para desviar dinheiro do Banestes é preso (ES)


O homem suspeito de ser o líder da quadrilha especializada em desviar dinheiro de contas bancárias por meio de alvarás judiciais falsos foi apresentado pelo Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas e à Corrupção (Nuroc), na tarde desta quarta-feira (20). Juliadson Alan da Silva Araújo, de 22 anos, foi detido nesta terça-feira (19) no Distrito de São Candido, município de Caratinga, Minas Gerais, onde estava escondido há vários dias.

O esquema de desvio de dinheiro já havia sido descoberto pelo Nuroc e apresentado na semana passada. Vários integrantes da quadrilha já estão presos. O delegado do Nuroc, Ícaro Ruginski, falou sobre o momento da prisão. “Os policiais do Nuroc conseguiram obter a informação do paradeiro do foragido e na manhã de ontem, foi deflagrada a operação que culminou com a prisão”, explicou.

Com o detido, os agentes apreenderam um pen drive contendo cópias de diversos documentos judiciais e dados de futuras vítimas que estavam sendo selecionadas pelo grupo para a prática de golpes. Juliadson foi ouvido na sede do Nuroc e será encaminhado ao Centro de Detenção Provisória de Viana, onde permanecerá a disposição da Justiça.

Ação descoberta por erro em número de processo

A ação da quadrilha foi descoberta na segunda tentativa de transferência bancária. "Um funcionário da agência do Banestes no Fórum de Vitória percebeu que a numeração do alvará era diferente dos dados do processo. O homem que apresentou o documento foi preso em flagrante pelos agentes do Nuroc com o alvará falsificado", disse o delegado Jordano Leite.

Dos 10 integrantes da quadrilha identificados, estão foragidos Juliadson Alan Silva Araújo e Ronaldo Ferreira da Silva Gontijo, o primeiro de Governador Valadares e o segundo de Goiânia (GO). O policial mineiro não teve a prisão decretada e responde ao inquérito em liberdade.

Cinco integrantes do bando estão presos e foram apresentados segunda-feira (11) durante coletiva de imprensa em Vitória. Eleuza Aparecida de Oliveira, que estava entre os detidos, conseguiu ordem judicial de soltura, mesmo com a comprovação de que ela emprestou a conta na Caixa Econômica Federal para a transferência dos primeiros R$ 445 mil.

"Sabemos que depois que a primeira transferência de R$ 445 mil foi feita, os criminosos fecharam uma boate em Governador Valadares para comemorar", contou o delegado Jordano Leite. Segundo o titular do Nuroc, a quadrilha tem a participação de sete pessoas de Governador Valadares, e dois de Goiânia.

Um dos mentores de todo o esquema que está foragido é Juliadson Alan Silva Araújo é neto de uma advogada de Governador Valadares, que seria o responsável por conseguir informações de um processo movido por um grupo de aposentados da Vale contra o fundo de pensão Valia. A ação corre em uma Vara Cível da Comarca de Vitória, no qual a profissional representa vários pensionistas.

Gostou? Então divulgue! TwitterFaceBookGoogle Buzz
Loading

Nenhum comentário: