quarta-feira, 6 de julho de 2011

Famílias são retiradas de lixão durante um Choque de Ordem

TV Vitória

Foto: Reprodução TV Vitória



Dezenas de famílias são retiradas de área de lixão durante Choque de Ordem em Vila Velha (ES)


Fiscais da Prefeitura de Vila Velha, funcionários do Conselho Tutelar e policiais militares realizaram uma ação na manhã desta quarta-feira (06) para desocupar o lixão do bairro Divino Espírito Santo.

Uma verdadeira frota de tratores, caminhões de lixo e caçambas foi utilizada durante a ação denominada "Choque de Ordem", que faz parte do projeto Cidade Limpa, que visa acabar com todos os pontos de risco do município de Vila Velha.

Sem a menor condição de higiene e conforto, famílias inteiras moravam em barracas improvisadas instaladas no local. Dezenas de crianças que viviam em meio ao lixo terão a situação avaliada pelo juizado de menores.

"Como são locais que oferecem risco à saúde das crianças e elas não são levadas para a escola e não têm os direitos garantidos, a nossa função é procurar um familiar mais próximo com quem a criança possa ficar e, não existindo familiar próximo, ela permanece em abrigo até que a gente localize e possa fazer a entrega para o familiar que possa cuidar dela", disse a juíza da Vara da Infância, Patrícia Neves.

Neucimar Fraga afirmou que o município vai dar apoio a essas famílias. "Nós vamos incentivar aqueles que realmente queiram permanecer na atividade de venda de material reciclável a afiliar-se a uma associação reconhecida pelo município e que trabalha de forma organizada. Aqueles que não tiverem uma atividade, a prefeitura vai cadastrar e vai dar uma oportunidade de emprego. Quem não tem local para morar nós estamos levando para abrigos onde serão acomodados até que encontrarmos uma destinação final para eles", afirmou o prefeito.

Insatisfeito com a ordem de desocupação, um homem disse que agora não tem para onde ir. "A gente vai viver na rua pedindo esmola para se alimentar. O prefeito fez a promessa de fazer uma melhoria para nós e está sendo pior para nós. Agora vamos viver como mendigos", disse o André Luiz Castro.

Gostou? Então divulgue! TwitterFaceBookGoogle Buzz
Loading

Nenhum comentário: