TV Vitória
No Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, a situação do rio Jucu preocupa ambientalistas e moradores. O rio é responsável pelo abastecimento de água de 60% das residências da Grande Vitória e tem altos índices de poluição.
Segundo o ambientalista Eduardo Pignaton, há quarenta anos o rio sofre com a falta de tratamento de esgoto. "Desde 1970 que o esgoto da região de Guaranhuns e Araçás é jogado na foz do rio Jucu, que fornece água para mais de um milhão de capixabas", explica Pignaton.
Os peixes naturais do rio sumiram, apenas bagres e tilápias resistiram à poluição, mas os animais vertebrados comem fezes humanas e representam risco à população se forem consumidos.
Quando chove a situação melhora um pouco, pois a chuva lava o esgoto que fica menos concentrado. Quando o rio seca o esgoto fica mais concentrado e causa maiores problemas e afeta até o tratamento de água. "A Cesan está fazendo tratamento de esgoto na região que despeja dejetos no rio. Se não mudarmos essa situação, corremos muitos riscos e o índice de poluição do rio só vai aumentar", disse o ambientalista.
Eduardo lembra que há cinco anos foi criado o Comitê da Bacia do Rio Jucu, que envolve sociedade civil, empresas e governos. "Os Prefeitos da Grande Vitória e o Governo do Estado assinaram um protocolo de intenções para acabar com a poluição no rio em 10 anos, ainda restam cinco anos para que o objetivo seja alcançado".
Gostou? Então divulgue! TwitterFaceBookGoogle Buzz
Loading
Nenhum comentário:
Postar um comentário