sábado, 19 de março de 2011

Espírito Santo é o segundo maior produtor de café do Brasil

ção TV Vitória





O café produzido no Espírito Santo está presente nas mesas de famílias de norte a sul do Brasil. O Estado é o segundo maior produtor de café do país e o primeiro na produção de Conilon.

Esse ano a safra promete ser rica e os produtores estão animados. "Vai ser uma colheita muito boa. A safra desse ano melhorou bastante e a expectativa é de melhoras", disse o produtor Benedito Alves.

A grande produção de café no Estado não é boa apenas para os produtores de café. Toda a economia capixaba se beneficia. "Alavanca a economia do Estado, tanto no aspecto econômico quanto social. Só a venda do produto movimenta mais de R$ 2 bilhões por ano, além de promover mais de 400 mil empregos em 131 mil famílias em todos os municípios capixabas", explica o pesquisador do Incaper, Romário Ferrão.

No Estado onde o Conilon impera, o café movimenta muito a economia. "Eu tenho 28 mil pés de café, entre lavoura nova e velha. O cultivo dá bastante trabalho e tem que saber cuidar, desbrotar, podar e adubar", disse o produtor rural.

Para os pesquisadores do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), que há 25 anos estudam a planta, o desafio de melhorar a qualidade do produto nunca termina. "Esses conhecimentos vão se reverter no aumento da produtividade e na melhoria da qualidade final do produto com sustentabilidade. Com isso, o produtor vai ter maior lucratividade na atividade", afirma Romário.

Gostou? Então divulgue! TwitterFaceBookGoogle Buzz
Loading

Nenhum comentário: