TV Vitória
Foto: Reprodução TV Vitória
O território onde é localizada a colônia de pescadores da Praia do Canto, em Vitória, está dominada por andarilhos. A denúncia foi feita por trabalhadores que estão com medo da presença dos moradores de rua e uma idosa de 68 anos conta que teve uma arma apontada para a cabeça. Segundo a pescadora Maria do Amaral, quem a ameaçou é um dos andarilhos que ocuparam a colônia.
"Fui pesar o sururu e quando eu estava voltando ele saiu do canto com a arma na mão. Ele disse para eu dar dinheiro ou ele atirava. Eu falei que não tinha dinheiro. Aí ele saiu correndo e uma moto apanhou ele", conta. A idosa atua com pesca há anos e disse que perdeu o local de trabalho porque o balcão virou dormitório para os andarilhos. "Tem que levantar eles, mas eles agridem a gente. Eles dizem na cara da gente que isso é público, é da Prefeitura e do governo. Está sendo difícil ganhar o pão de cada dia aqui. Somos ameaçados, não temos direito de estar na rua e se reclamar eles ameaçam", revela a idosa.
Liberalino Sebastião, proprietário de barco, trabalha na colônia há 12 anos e afirma que nunca viu uma situação como a que tem vivenciado ultimamente. "Todo dia há esse movimento de gente deitada e à noite a gente não pode falar nada. Esse pessoal fica aqui dia e noite e não tem como retirar. Já fizeram uma busca e foram uns 18, mas a situação já voltou novamente".Foto: Reprodução TV Vitória
O responsável pela associação de pescadores, Flávio dos Santos, conta que a peixaria está vazia e a câmara frigorífica fechada há quatro meses por falta de clientes. "Há um prejuízo financeiro. Quando não tem cliente não tem venda. Estamos com dificuldades para vender. Aos poucos o local reformado pela Prefeitura em 2007 foi sendo depredado e a associação pede ajuda. "Precisamos de segurança e fiscalização. É uma área tão nobre e está acabando", diz Flávio.
A Secretaria Municipal de Assistência Social afirma que a equipe do serviço de abordagem de rua identificou a presença de um pequeno grupo na Praia do Canto e está fazendo um trabalho de convencimento para que sejam encaminhados para os serviços oferecidos pela Prefeitura da capital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário