quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Reveja casos de abandono de bebês que chocaram os capixabas

Folha Vitória

Foto: Reprodução TV Vitória






Enquanto algumas mulheres aguardam ansiosas pela chegada do filho outras simplesmente abandonam e muitas vezes matam após darem à luz. Nesta quarta-feira (5), uma menina recém-nascida e ainda com cordão umbilical foi abandonada dentro de uma sacola de lixo em Guarapari. O bebê foi achado por um coletor de lixo, que acionou uma dupla de policiais. Por sorte, a criança, que ainda estava suja de sangue, ainda respirava e foi levada para o hospital. Este foi o primeiro caso de abandono de recém-nascido registrado no Estado esse ano. Relembre alguns casos de abandono que chocaram os capixabas em 2010.

1º Caso

Um bebê aparentemente recém-nascido foi encontrado morto dentro de um valão na Praia da Costa, em Vila Velha. A criança estava dentro de uma sacola plástica. Foi uma moradora de rua que encontrou o bebê e pediu ajuda. O canal onde a criança foi encontrada, já sem vida, é sujo e tem lixo para todo lado.

Foto: Reprodução TV Vitória
O local fica embaixo da Terceira Ponte e é conhecido na região por ser refúgio para moradores de rua. E foi justamente um deles que encontrou o bebê, uma menina, morta. A mulher conta que estava indo estender roupas quando viu a sacola.

"Quando eu vi que era uma criança, saí correndo, gritando. Chamei o moço da floricultura e pedi para ele chamar a polícia. O bebê estava morto, roxo, acho que em estado de decomposição. Foi horrível", conta, sem querer se identificar.

2º Caso

Uma mulher não identificada abandonou um recém-nascido neste domingo em Jardim Carapina, na Serra. Após dar à luz, ela saiu do bairro Jabour em Vitória, e de bicicleta foi até à Serra, onde deixou a criança.

Foto: Reprodução TV Vitória
A mulher teria ido até a casa onde mora o suposto pai da criança. Ela entrou na residência e abandonou o menino no local, ainda coberto de sangue. O bebê foi acolhido por moradores do bairro, que acionaram a polícia e socorreram o recém-nascido até a Maternidade de Carapina.

"Ela o chamava do lado de fora, mas ele não respondia. Parecia que ele estava lá, mas não queria atender. Ela abandonou o bebê com toda a sujeira do parto. Não se abandona uma criança desse jeito. Acho que ela fez isso por vingança", lamentou a autônoma Marluce Araújo da Silva.

Já o proprietário da casa onde a criança foi deixada, o auxiliar de serviços gerais Idelfonso Santos Pinto, nega ser o pai. Ele disse que não conhecia a mulher e que ficou surpreso quando chegou e viu a criança ainda suja com o sangue do parto. "Não conheço a mulher. Dizem que ela estava me chamado, mas não sei quem é. O portão da minha casa estava aberto e ela colocou a criança lá. O bebê tinha acabado de nascer. Não é meu filho", explicou.

3º Caso

Foto: Divulgação
Um bebê de apenas três dias de vida foi encontrado dentro de um saco de lixo no bairro Santa Mônica, em Guarapari. O recém-nascido foi abandonado na porta de uma residência da região ainda na noite desta sexta-feira (22) e quem o tirou da sacola plástica foi a própria dona do imóvel.

Dentro da sacola, o menino ainda estava enrolado em uma toalha. As primeiras impressões são de que o parto tenha sido feito em uma casa, sem qualquer auxílio médico. A dona de casa que encontrou o bebê contou que ficou nervosa ao abrir a porta da residência e ver a criança ali, deixada em sua varanda. Ela diz que a encontrou por volta das 20h.

Após ser acolhida pela mulher, o recém-nascido foi levado para o Pronto-Atendimento (PA) de Guarapari, onde recebeu os primeiros cuidados. Em seguida, acabou transferido ao Hospital Infantil em Vila Velha, unidade mais bem preparada para receber este tipo de caso.

4º Caso

Foto: Reprodução TV Vitória
Um bebê com cerca de três meses foi encontrado dentro de uma sacola de lixo em um Centro de Tratamento de Resíduos em Vila Velha, na tarde desta terça-feira (07). A criança foi descoberta por um funcionário da prefeitura do município no momento em que o lixo era despejado. Ele informou que o material foi coletado próximo a uma residência no bairro Paul, também em Vila Velha.

A perícia da Polícia Civil esteve no local e informou que, pelo estado avançado de decomposição, a morte aconteceu há cerca de uma semana. Segundo funcionários do aterro sanitário, vários caminhões que fazem o recolhimento de lixo deram entrada no lixão por volta das 15h40. Enquanto um dos caminhões despejava os resíduos, o motorista de um trator viu a sacola com o bebê dentro.

Gostou? Então divulgue! TwitterFaceBookGoogle Buzz
Loading

Nenhum comentário: