TV Vitória
Foto: Reprodução TV Vitória 
Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), promoveu um evento de mobilização contra a dengue em 2011 e contou com a presença de Alexandre Padilha, Ministro da Saúde. A reunião, que foi realizada no Palácio Anchieta, é direcionada a prefeitos, secretários municipais de Saúde, secretários de Estado e representantes do Ministério Público do Estado. Padilha foi claro e direto ao falar sobre a dengue com o governador e com os prefeitos de municípios de norte a sul do Espírito Santo.
O ministro disse que, nesse momento, sua principal preocupação é com a gravidade dos sintomas da dengue. Ele falou também sobre a importância do exame do laço - um teste simples e prático que pode ajudar a diagnosticar a doença. O objetivo é distribuir cartões informativos em unidades de saúde de todo o país. O Espírito Santo é o 7º Estado do Brasil que recebe a visita do ministro Alexandre Padilha.
"É fundamental que a gente se antecipe ao aumento no número de casos. O Espírito Santo tem um risco real de alerta com a possibilidade de epidemia de dengue. Por isso, essa parceira com o Governo do Estado, prefeituras e sociedade para se antecipar a esse risco real é fundamental. Não é possível enfrentar a dengue sem a mobilização das pessoas e das famílias para tirar o mosquito do quintal da casa das pessoas", disse.
Ainda no ano passado o número de notificações ultrapassou 40.000. Um estudo feito pelo Ministério da Saúde mostra que grande parte dos focos do mosquito transmissor da doença está em objetos inservíveis, jogados em terrenos baldios e quintais. Os reservatórios de água estão no segundo lugar e em terceiro os famosos pratinhos de plantas. O mapa da dengue mostra que a cidade do Espírito Santo com maior incidência da doença é Pinheiros, em seguida estão Marilândia e Bom Jesus do Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário