sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Idosa é retirada de residência prestes a desmoronar na Zona Sul de SP

‘Ela me disse que começou a ouvir estalos na hora da chuva’, contou o filho.
Duas casas desabaram; cinco residências foram interditadas.
Casa desaba na Zona Sul de SP
Casas desabaram na Zona Sul de SP

Uma idosa de 80 anos foi retirada pelo filho às pressas da residência onde morava, na Rua dos Cafezais, na Vila Santa Catarina, Zona Sul de São Paulo, diante da iminência de um possível desabamento na tarde desta sexta-feira (21). Na hora da forte chuva que atingiu a região, duas casas vizinhas à dela chegaram a desmoronar. Por isso, ao menos cinco residências, entre elas a da idosa, tiveram de ser interditadas pelo Corpo de Bombeiros.

“Tirei ela de casa na hora da chuva. De repente, apareceu uma trinquinha de nada. Depois, ela me disse que começou a ouvir uns estalos. Corri para cá. Só tirei a minha mãe. Ficou tudo lá dentro”, disse o empreiteiro Frederico Rezende, de 40 anos. Segundo ele, a mãe mora na casa há mais de 30 anos.

Rachaduras e trincas só surgiram nas paredes da casa da mãe nesta sexta. “Os vizinhos já vinham apresentando problemas. Então estava preocupado. Assim que ela me avisou, vim para cá”, disse Rezende. Do alto, por meio de imagens feitas por helicóptero, é possível perceber que duas casas ao lado desabaram. “Não sei como está lá dentro”, disse Rezende.

Interior de uma das casas que desabou nesta sexta

Interior de uma das casas que desabou nesta sexta

As residências começaram a apresentar problemas mais sérios há uma semana pelo menos. Depois da chuva de terça-feira (18), agentes da Defesa Civil estiveram no local e recomendaram aos moradores que deixassem as respectivas casas.

O alerta antecipado impediu perda de vidas, mas não prejuízos materiais significativos. “Saímos ontem (quinta-feira, 20) à noite, mas ficou tudo lá dentro. Não tivemos tempo de fazer a mudança”, disse Cristiane Blanco, que há 13 anos ocupava uma das casas da Rua dos Cafezais.

O comerciante Wilson Korber, de 65 anos, teve de fazer a mudança da filha, que morava em uma das residências, às pressas. “Assim que começou a chover começaram a aparecer as trincas, mas já fiz 14 reformas nesta casa. A rua sempre encheu de água. Acabei de fazer a comporta do portão, inclusive. Mas nada de mais sério havia acontecido. O mais importante é que está todo mundo bem”, disse Korber.

Funcionários da Subprefeitura de Cidade Ademar estiveram no local para verificar o que motivou o desabamento. Segundo eles, técnicos da Secretaria de Obras farão uma vistoria em uma galeria pluvial que passa sob o meio da rua e que tem uma derivação sob as casas que desabaram. Uma das possíveis causas é que tenha ocorrido uma obstrução da galeria nesta derivação e as águas da chuva tenham ‘escavado’ o solo em volta e abalado, como consequência, a base de sustentação das casas.Ao menos cinco casas tiveram de ser interditadas; moradores não tiveram tempo de fazer a mudança

Ao menos cinco residências tiveram de ser interditadas; moradores não tiveram tempo de fazer a mudança

Gostou? Então divulgue! TwitterFaceBookGoogle Buzz
Loading

Nenhum comentário: