TV Vitória
Dados divulgados pelo Ministério da Saúde colocam o Espírito Santo no topo do ranking dos lugares mais violentos do País. Na lista, Vitória aparece como a capital brasileira com o maior número de assassinatos de mulheres.Foto: Divulgação
O levantamento comparou os períodos de 2001 a 2003 e 2006 a 2008. Os dados fazem parte da publicação “Saúde, acidentes e violências no Brasil”, que faz um panorama atual das mortes, internações hospitalares e atendimentos em serviços de urgência. Neste período, o País registrou uma queda de 23,5% no número de homicídios. Porém, a capital do Espírito Santo teve um aumento de 10% nesse índice.
Maceió, Recife, Vitória, Salvador e Belém foram as capitais que apresentaram os níveis de homicídios mais altos. Em Maceió, foram registrados 101,6 mortes por 100 mil habitantes, enquanto este indicador foi de 61,2 em Recife; 58,9 em Vitória; 57,1 em Salvador e 50,3 em Belém.
Segundo o delegado Andre Cunha, muitos casos de homicídios registrados no Estado estão ligados direta ou indiretamente ao trafico de drogas. "Em alguns casos as mulheres têm relações com traficantes e em outros são usuárias de drogas", explicou.
Para conter o avanço da criminalidade envolvendo mulheres foi criada há três meses uma delegacia especializada. Com os trabalhos desenvolvidos espera-se uma redução nestes números. "Desses inquéritos, já temos a autoria definida em 50% deles, além dos que já foram concluídos. A criação da unidade é um passo em um conjunto de ações para trabalhar a violência que atinge as mulheres", acrescentou o delegado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário