Rubens Borges

Pelo menos cinco pessoas morreram em decorrência das chuvas que atingem o Sul do Espírito Santo desde o início desta semana. Uma das vítimas foi arrastada pela força das águas em uma rua no centro da cidade de Cachoeiro de Itapemirim. Outra foi levada pela correnteza ao passar por uma ponte em Jerônimo Monteiro. A maior tragédia foi registrada no município de Afonso Cláudio, onde três pessoas morreram atingidas por um soterramento.

Os últimos levantamentos da Defesa Civil Estadual indicam que, em todo o estado do Espírito Santo, aproximadamente 551 pessoas estão desabrigadas e precisam se alojar em abrigo da Prefeitura Municipal; 4.162 pessoas se encontram desalojadas, ou seja, precisaram deixar suas casas, mas ficam em casa de um amigo ou de um parente.

Dos 78 municípios capixabas, 27 foram afetados pelas chuvas e apresentam diversos problemas ocasionados pelo grande volume de água. Dentre os principais registros estão alagamentos de casas e ruas, deslizamento de encostas, interdição de estradas e rodovias e quedas de pontes.

No interior do Estado, os municípios afetados são: Itarana, Itaguaçu, Muqui, Santa Maria de Jetibá, Mimoso do Sul, Laranja da Terra, Afonso Claúdio, Brejetuba, Iúna, Ibitirama, Santa Leopoldina, Ibatiba, Bom Jesus do Norte, Colatina, Baixo Guandu, Cachoeiro de Itapemirim, Marechal Floriano, Domingos Martins, Castelo, Alegre e Jerônimo Monteiro.

Na Região Metropolitana da Grande Vitória, foram registrados alagamentos em Vila Velha, Viana, Cariacica e Serra. Em Fundão, o rio aumentou seu nível em 2,20 metros e a Defesa Civil local está em alerta.

As Defesas Civis Municipais estão monitorando as áreas de risco e dando o suporte necessário à população. No site da Defesa Civil Estadual (http://www.defesacivil.es.gov.br/), o cidadão consegue acessar todos os contatos das Defesas Civis Municipais.





Nenhum comentário:
Postar um comentário