
Infração lidera lista das mais registradas na capital, diz Guarda Municipal. Para coordenador, aumento de smartphones pode ser a causa.
Mais de 90 motoristas são multados por dia em Vitória, no Espírito Santo, por usarem o celular enquanto dirigem, segundo a Guarda Municipal. De acordo com o órgão, esse tipo de infração lidera a lista das mais recorrentes no município, seguida por avançar o sinal vermelho e estacionar em locais proibidos. Para o coordenador da Guarda, Bruno Medeiros, "o uso do telefone celular é um vilão para a segurança no trânsito". A atitude é classificada como infração média, cuja pena são quatro pontos na carteira e multa de aproximadamente R$ 85.
A proibição se estende a todo tempo em que o motorista conduz o veículo, até mesmo quando está parado no semáforo ou agarrado em um congestionamento. "A partir da resolução 371 de 2010, estabeleceu-se que imobilizações temporárias, como paradas no semáforo e em virtude engarrafamento, também tipificam a utilização do telefone celular", explicou.
Só em janeiro deste ano foram registradas 2.178 multas na Capital em virtude do uso do celular no trânsito. Em fevereiro, esse número subiu pra 2.775. Para o coordenador da Guarda, as múltiplas utilidades encontradas no aparelhos celulares pode ter motivado o aumento. "Atribuo esses números ao aumento da venda de smartphones, ao uso de celular para mandar mensagens, checar redes sociais, e até mesmo a essa conectividade que o trabalho nos exige, de estarmos sempre acessíveis".
Para Bruno, o principal problema causado pelo celular é o fato de o aparelho dividir a atenção do motorista. "Diminui a sua destreza, ou seja, a sua habilidade ao volante diminui, porque você está com a atenção voltada para a conversa ou para o envio da mensagem e a manipulação do volante também fica comprometida. Em relação à falta de atenção, o fato de o condutor estar totalmente envolvido com a conversa, diminui a sua percepção do fluxo de trânsito", disse. Em segundo lugar no "ranking" de imprudência, vem o ato de avançar sinal, com 1.282 multas. Estacionar em locais proibidos ocupa o terceiro lugar no ranking, com 837 multas.
Gostou? Então divulgue! TwitterFaceBookGoogle Buzz
Loading
Nenhum comentário:
Postar um comentário