sábado, 30 de março de 2013

DoençaNos EUA, morte de abelhas preocupa


Apicultores dos EUA acusam aumento de doença que mata abelhas

'New York Times' ouviu produtores que perderam até metade das colmeias.
Distúrbio misterioso pode estar associado a tipo de pesticida.

Uma doença misteriosa, que há anos tem afetado a apicultura, conhecida como "distúrbio de colapso de colônias", parece ter se expandido drasticamente nos EUA, segundo reportagem do jornal "The New York Times".

Produtores ouvidos pelo diário afirmam que entre 40% e 50% das colmeias colapsaram no último ano. Além da produção de mel, as abelhas são fundamentais para a polinização de inúmeras culturas agrícolas.

"Elas pareciam tão saudáveis na última primavera", disse Bill Dahle, proprietário de uma apicultura em Montana. "Tínhamos tanto orgulho delas. Então, lá pelo começo de setembro, elas começaram a cair de cara no chão, a morrer que nem loucas. Estamos neste ramo há 30 anos e nunca vivemos uma perda como essa antes".

Porque as abelhas são importantes As plantas com flores exigem insectos para a polinização. A mais eficaz nesta tarefa é a abelha que poliniza 90 culturas comerciais no mundo. Além da maior parte das frutas e legumes - incluindo maçãs, laranjas, morangos, cebolas e cenouras -, poliniza as nozes e o girassol. Café, soja, trevo - como a alfafa, que é usada para a alimentação dos animal - e mesmo o algodão são dependentes das abelhas para a polinização. Só no Reino Unido, a valor da polinização das abelhas é estimado em 200 milhões de libras. Durante séculos, o homem conseguiu gerir e transportar as abelhas para polinizar e produzir o mel, adoçante natural e conservante. A extinção das abelhas significaria não apenas uma dieta incolor e sem carne, sem cereais, sem arroz e roupas sem algodão, mas uma paisagem sem pomares, jardins e campos de flores silvestres - e o colapso da cadeia alimentar, que apoia as aves selvagens e os animais.
Gostou? Então divulgue! TwitterFaceBookGoogle Buzz
Loading

Nenhum comentário: