Redação Folha Vitória

Moradores e comerciantes reclamam de insegurança no balneário de Jacaraípe, na Serra-ES
A praia é a principal diversão para moradores e turistas mesmo com a ausência de sol nos últimos dias. Mas, por trás do lazer, o medo da insegurança ronda os frequentadores de Jacaraípe, na Serra.O aposentado Osmar Farias acredita que o policiamento deveria ser reforçado no local, principalmente durante o verão. “A segurança em Jacaraípe é uma coisa bem crítica, com certeza. Nessa época o balneário recebe muitos turistas e não tem a devida segurança”, disse.
Na Avenida Abdo Saad, principal via do balneário, o maior temor da ação de bandidos ocorre entre os comerciantes. “Eu acho que deveria ter mais segurança. No meu modo de ver, ela é precária. Eu tenho medo, mas fazer o quê? Tenho que trabalhar, não tem outro jeito”, afirmou o vendedor ambulante José Pedro de Souza.
Um dos casos mais recentes de arrombamento aconteceu em uma oficina de motocicletas. O circuito interno da loja gravou o crime. O bandido chegou, circulou pelo local, saiu e voltou logo depois. Ele usou uma cortina como uma espécie de capa para se esconder e chegou a ficar encolhido, encostado na parede. Em seguida, ele quebrou o vidro da janela do escritório, pulou e vasculhou a gaveta, onde pegou cerca de R$ 100, além de dois celulares que estavam próximos à mesa.
Segundo o dono da oficina, o arrombador alcançou o telhado subindo por árvores. Uma câmera localizada do lado de fora do estabelecimento não registrou o momento em que o homem invadiu a oficina, mas a ação aconteceu praticamente em frente a uma câmera de videomonitoramento da prefeitura que fica na rua.
“Me senti desprotegido. Vale lembrar que estamos em pleno verão, com esse fluxo grande de turismo, mas nada foi feito para nos resguardar mesmo diante desta câmera”, disse o proprietário da oficina que não quis se identificar.
Depois do arrombamento, o dono da oficina decidiu instalar grades na janela por onde o bandido invadiu o escritório.
A Polícia Militar reconhece o problema de assaltos em Jacaraípe. Segundo o comandante do 6º Batalhão, Hélio Alexandre Lima, a ação dos policiais fica limitada já que os assaltantes aguardam a saída da PM dos locais para cometer os crimes. Mesmo assim, ele afirma que o policiamento foi reforçado na região por causa do verão. Policias estão trabalhando na região com rondas a pé, de carro e de bicicleta.
Já a Secretaria Estadual de Segurança Pública confirma que aumentou o número de furtos e roubos a comércios, mas acredita que esse crescimento está ligado ao aumento dos registros feitos pela população, que passou a confiar mais na atuação da polícia.
Gostou? Então divulgue! TwitterFaceBookGoogle Buzz
Loading
Nenhum comentário:
Postar um comentário