quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Vítimas de acidentes não precisam de advogados para receber

TV Vitória

Foto: Reprodução TV Vitória


Vítimas de acidentes não precisam de advogados para receber seguro DPVAT (ES)


Poucas pessoas sabem que têm direito ao Seguro de Vida Contra Acidentes de Trânsito, o DPVAT, que é cobrado automaticamente no IPVA, e que para receber este dinheiro não é preciso contratar advogado.

Há mais de dois meses, o auxiliar de serviços gerais Cleiton está de cama por causa de um acidente que sofreu ao passar pelo bairro Joana D'arc, em Vitória.

A vítima, que estava de moto, caiu dentro de um buraco e quebrou a perna. Cleiton passou por uma cirurgia e ainda não pôde voltar a trabalhar. Ele já gastou mais de R$ 2 mil com despesas médicas.

"Está muito pesado para mim porque nós somos em quatro na minha casa, mas apenas uma pessoa está trabalhando e minha mãe está encostada pelo INSS", explicou o auxiliar de serviços gerais.

Quando estava internado, o rapaz recebeu a informação de que teria direito a receber o seguro DPVAT, que é uma taxa imbutida no IPVA que é transformada em indenização para as vítimas de acidentes de trânsito. O ressarcimento pode ser feito por despesas médicas, invalidez, caso a pessoa não possa voltar a trabalhar ou falecimento, quando parentes recebem o benefício.

Cleiton contratou um advogado para tentar conseguir o seguro do governo e receber de volta o dinheiro que já gastou. "Eu contratei um advogado e ele me cobrou 30% para mexer na causa para mim", contou.

Mas para conseguir a indenização não é preciso contratar especialista. Para isso, basta reunir todas as documentações necessárias, como laudos médicos, boletim de ocorrência e, no caso de falecimento, a indenização é de mais de R$ 13 mil por vítima.

O pagamento do seguro DPVAT é obrigatório há 36 anos e, de acordo com o advogado Estevão de Medeiros, o problema é que nem sempre a pessoa consegue receber o benefício agindo por conta própria por causa das burocracias e a solução é contratar um intermediário que cobra pelo serviço, mas pode acelerar o processo.

"Muitas pessoas têm dificuldades para juntar esta documentação, principalmente no interior. Então, elas contam com corretores e advogados que prestam serviços a estas pessoas por causa da complexidade que elas encontram por conta da documentação necessária", explicou o advogado.

Serviço:

O Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado do Espírito Santo (Sincor-ES) efetua atendimento de forma gratuita a todo e qualquer processo de DPVAT. Não precisa de agendamento, nenhuma taxa é cobrada e dispensa a intermediação de terceiros. A liberação do processo é agilizada e o pagamento é feito, em media, de 30 a 45 dias.

* Endereço: Rua Frederico Lagassa, Nº 30, Conj.509/512, Edf. Scheila, Bairro Gurigica - Vitória - ES. CEP: 29.045-201 / E-mail: sincor-es@sincor-es.com.br - Telefone - (27) 2125-6666

Gostou? Então divulgue! TwitterFaceBookGoogle Buzz
Loading

Nenhum comentário: