Foto: Reprodução TV Vitória
TV Vitória
Transparência capixaba diz que nada justifica aumento no nº de vereadores em câmaras do ES
Um aumento no gasto público em benefício algum para a população. Essa é a opinião da ONG Transparência Capixaba, que vê com desconfiança a mobilização para aumentar o número de vereadores nas câmaras municipais de todo o Estado.
“Em vez da verba ser destinada para a saúde ou a educação, por exemplo, está sendo destinada para o custeio de uma máquina pública para o qual existe uma baixa eficiência e resposta ao povo”, esclareceu o conselheiro da ONG Transparência Capixaba, Carlos Zaganelli.
Vereadores aprovam criação de três novas vagas em Cariacica
Cariacica foi o último município a decidir aumentar sua quantidade de vereadores, mas 24 Câmaras Municipais no Estado já aprovaram o aumento, cinco na Grande Vitória e 19 no interior. Duas têm projeto de lei nesse sentido: Colatina e Vitória.
Na Capital, a bancada do PSB apresentou emenda aumentando as vagas na câmara de 15 para 21. Uma pesquisa mostrou que 75,5% da população é contra a mudança. “Se com o número atual eles não resolvem nada, acho que, se aumentar, ficará mais complicado ainda”, reclamou o tatuador Antônio Moura. “Eles criam a lei sem estrutura para funcionar. Eles dizem que não vai aumentar a despesa, mas como vão fazer isso?”, acrescentou a cabeleireira Carla Maria Lima.
Os vereadores que defendem a proposta dizem que ela vai trazer mais representatividade para os eleitores. Eles garantem que os gastos não vão aumentar porque cada Câmara recebe 2% do orçamento do município e isso não mudaria. Para a OAB capixaba, no entanto, isso não é verdade.
“Se eles hoje gastam esse dinheiro, não estão justificando. Como colocam mais seis vereadores e não irão aumentar os gastos? Se atualmente fazem isso, estão jogando dinheiro público fora”, comentou o diretor da OAB-ES, Délio Prates.
Se somarmos os gastos com salários dos vereadores e assessores, despesas de gabinete, carro, gasolina e telefone, cada vereador de municípios da Grande Vitória custa em media R$ 20 mil por mês.
Loading

Nenhum comentário:
Postar um comentário