sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Número de casos de dengue registrados já é maior do que 2010

ESTATÍSTICAS DENGUE

A dengue é responsável por cerca de 100 milhões de casos/ano e põe em risco uma população de cerca de 2,5 a 3 bilhões de pessoas. A doença apresenta taxa de mortalidade de 10% para pacientes hospitalizados e de 30% para pacientes não tratados. A dengue é endêmica de regiões tropicais como o sudeste asiático, sul do Pacífico, África Oriental, Caribe e América Latina.

No Brasil, a região Sudeste é a que registra o maior número de casos de dengue por ano, as demais regiões, por ordem de incidência de casos de dengue sã Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Norte. Segundo o Ministério da Saúde, em 2006 foram registrados quase 280 mil casos de dengue no Brasil, o equivalente a 1 caso (não fatal) a cada 30 km², indicando um crescimento de 26,3% em relação a 2005. Em 2008, o Rio de Janeiro passou por um grave surto de dengue dos tipos 1 e 2. Em 2009, a maioria dos casos localizou-se na Bahia.O ano de 2009, em comparação ao de 2008, teve uma redução de 50% nos casos de dengue no país e campanhas para 2010 estão sendo lançadas para reduzir ainda mais a incidência da doença.

O governo registrou que a Ilha do Governador no Estado do Rio de Janeiro, tem o maior índice de infestação de mosquitos Aedes aegypti. A região tem índice médio de 4%, mas há locais como Freguesia e Jardim Guanabara com 19% e 10%, respectivamente. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice máximo considerado seguro é de 1%. Ou seja, em cada grupo de 100 imóveis, o recomendável é que até um tenha pelo menos um foco do Aedes.
CDC-Gathany-Aedes-albopictus-1.jpg
De acordo com dados do Ministério da Saúde, dez Estados brasileiros apresentam risco muito alto de sofrerem com epidemia de dengue. O Rio Grande do Sul tem risco em uma área concentrada no centro do Estado.

Gostou? Então divulgue! TwitterFaceBookGoogle Buzz
Loading

Nenhum comentário: