terça-feira, 25 de outubro de 2011

Muita correria durante fim de semana de prova do Enem

Domingo (23) - Vitória (ES) - Entrada dos estudantes
Domingo (23) - Vitória (ES) - Entrada dos estudantes
Internet foi o assunto abordado na redação do Enem deste domingo

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano foi "Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado". Os candidatos tiveram dois textos de referência: um deles falava sobre a forma como a internet é utilizada e o outro mostrava como a rede afeta a vida de pessoas e empresas, lembrando que a ONU declarou o acesso à rede direito básico do ser humano.


A temática não surpreendeu, como diz a professora do 3º ano do ensino médio Regiany Mattos Cajado. "Não surpreendeu. Nós trabalhamos temas com família, violência e redes sociais ao lado de professores de outras disciplinas também porque recai em globalização. Era um tema já esperado".
Tirinha de André Dahmer na redação do Enem
Tirinha de André Dahmer também foi utilizada como referência na redação do Enem 2011

Ela frisou, no entanto, que não bastava o candidato tecer argumentos sobre utilização de mídias colaborativas e as implicações na sociedade. Era preciso não fugir ao tema da democratização do acesso à internet.

Além de previsível, o tema relacionado à internet foi considerado atual e sem muitas complicações pelo técnico em telecomunicações Roger Nascimento, 38 anos, que tentará uma vaga no Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes). "Foi fácil, bem atual e tranquilo para abordar".

A estudante Raysa Fontes, 20 anos, que pretende prestar vestibular para o curso de Medicina, concorda. "Eu achei tranquilo. O tema do Enem é sempre bem escolhido. Eles dão um texto base e são apenas 30 linhas para escrever. Não vi nenhum problema".

O segundo dia de provas do Enem, neste domingo, contou com uma hora a mais do que o sábado justamente devido à redação, totalizando 5h30 de duração. O exame teve ainda 90 questões de linguagens e matemática. Os candidatos avaliaram bem a elaboração da maioria das questões, embora algumas tenham sido alvo de críticas por terem enunciados longos.

Atrasados
Gabriela André Monteiro e Paulo Ricardo Demuner. Atrasados, não fizeram a prova do Enem
Gabriela André Monteiro e Paulo Ricardo Demuner. Atrasados, não fizeram a prova do Enem 2011

Em cima da hora, o estudante Paulo Ricardo Demuner, 21 anos, viu o portão do local de prova em que faria o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em Vitória, se fechar. Ele diz que chegou às 13h e foi impedido de entrar. Este é o horário em que a entrada não é mais permitida.

O estudante diz que o atraso ocorreu por causa de um problema mecânico no carro, na hora em que saía de casa. Como alternativa, ele pegou um táxi, mas mesmo assim, não deu tempo.

"O carro deu problema e eu tive que pegar um táxi correndo. Cheguei às 13h em ponto e fecharam o portão na minha cara. Me sinto meio injustiçado porque todo mundo tem atraso e eles poderiam ser mais compreensivos. Achei sacanagem".

Aluno de Publicidade em uma faculdade particular, Paulo Ricardo pretendia prestar vestibular na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para o curso de Artes Visuais, mas agora os planos foram adiados para o ano que vem.

Outra candidata que teve o destino alterado por um atraso foi Marcela Vervloet, 18 anos. Ela também chegou às 13h no mesmo local de prova que Paulo Ricardo e também não conseguiu entrar. "Uma hora eles tocaram um apito, nós corremos, mas fecharam o portão mesmo assim. Eles falaram que iam aumentar a frota por causa do Enem, mas não é o que parece. Tinha pouco ônibus, como todo domingo".

Marcela e Paulo Ricardo voltaram para casa após serem barrados. Para o estudante, o problema maior seria dar explicações à mãe sobre o atraso.

Confinamento para adventistas
Rafaela Alves Moreira e Marli Aparecida Endringer. Adventistas que fizeram o Enem
Rafaela Alves Moreira e Marli Aparecida Endringer. Adventistas que fizeram o Enem 2011

As estudantes Rafaela Alves Moreira, 16 anos, e Marli Aparecida Endringer, 17, tiveram uma rotina diferente dos demais candidatos que fizeram o Enem neste final de semana. Adventistas, elas optaram por não prestar o exame no sábado no horário oficial. Para elas e outras pessoas da mesma denominação, o teste foi aplicado somente às 19h.

Mesmo assim, era preciso chegar ao local de prova às 13h e esperar seis horas em confinamento em uma sala de aula. Rafaela diz que o período foi de tédio.

"A gente não podia fazer nada. Ficamos seis horas vegetando. Não podia conversar e nem olhar muito para o lado. Depois, com o passar do tempo, acabamos dormindo um pouco e ficávamos olhando para a cara dos fiscais".

Rafaela e Marli saíram do local de prova às 23h do sábado e, no domingo, já estavam cansadas para o segundo dia de testes. Mesmo assim, disseram que o esforço vale à pena para seguir o que diz a religião.

Confira aqui a correção do Enem 2011 aplicado neste domingo (23)

PROVA AMARELA

PROVA CINZA

PROVA AZUL

PROVA ROSA

CORREÇÃO DoOBJETIVOdomingo (23\10\2011)


Confira o gabarito das provas de sábado


Prova abordou revolta árabe; veja caderno
Prova abordou revolta árabe; veja caderno (G1)
(baixe o arquivo, em PDF)

A equipe de professores do colégio Salesiano corrigiu as provas aplicadas neste domingo (23) no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Seguem os gabaritos das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.


COMENTÁRIOS SOBRE A PROVA DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

O tempo foi suficiente para a resolução das 45 questões, de acordo com a média estabelecida pelo INEP. Todas as áreas da matriz do ENEM foram apresentadas. A prova contemplou a maioria das habilidades.

Em relação ao nível da prova, comparado aos dois últimos anos, a mesma apresentou uma maior quantidade de questões de nível fácil e de médio. Vale ressaltar a presença de uma questão de geometria analítica, conteúdo até então pouco abordado. Já os conteúdos de áreas e volumes, costumeiros nas edições anteriores, foram pouco explorados.

Professores: Adolpho Olimpio, Paulo Cezar C. Guedes e Renato Fardin.


COMENTÁRIOS SOBRE A PROVA DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

O tempo foi suficiente para a resolução das 45 questões, de acordo com a média estabelecida pelo INEP. Todas as áreas da matriz do ENEM foram apresentadas. A prova contemplou a maioria das habilidades.
Professores dizem que a 2ª prova do Enem foi cansativa e desgastante
Em relação ao nível da prova, comparado aos dois últimos anos, a mesma apresentou uma maior quantidade de questões de nível fácil e de médio. Vale ressaltar a presença de uma questão de geometria analítica, conteúdo até então pouco abordado. Já os conteúdos de áreas e volumes, costumeiros nas edições anteriores, foram pouco explorados.

Professores: Adolpho Olimpio, Paulo Cezar C. Guedes e Renato Fardin.

COMENTÁRIOS SOBRE A PROVA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

REDAÇÃO


O tema cobrado na prova de Redação do Enem 2011 foi - "Viver em rede no século XXI: Os limites entre o público e o privado".

O tema não trouxe dificuldade de abordagem, uma vez que os debates e produções acerca das mídias sociais foram trabalhados ao longo da preparação para a prova, o aluno deveria reunir argumentos para fortalecer a ideia de que o país deve favorecer meios para que o acesso às redes virtuais seja gratuito; escrever um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa era a exigência do comando da prova, o que constituiu uma novidade foi o último item das instruções ao aluno: trata-se da questão da cópia dos trechos da coletânea ou do caderno de questões. Segundo as instruções, o número de linhas copiadas será desconsiderado para efeito de correção.
'Não sei se tiraria dez', diz autor de quadrinho usado na redação do Enem
Gostei muito do tema, além de atual fez com que os alunos escrevessem com facilidade a respeito da utilização de redes como Orkut, Facebook, Twitter e tantas outras que fazem parte do cotidiano deles. O enfoque proposto (os limites entre o público e o privado) levou o aluno a refletir sobre a mobilização do governo para expandir a rede para os espaços públicos, pois a internet ainda não é livre e sim privada.

Profª Regiany Mattos

LINGUA PORTUGUESA E LITERATURA

A prova de Língua e Literatura exigiu grande habilidade de leitura. Os textos versavam sobre temas da atualidade e coube ao candidato, após a leitura atenta deles, demonstrar a capacidade de perceber a sequência sintático-semântica, a coerência entre o enunciado , as alternativas propostas e as relações entre concepções artísticas e procedimentos de construções textuais.

Em Literatura, privilegiou-se o Modernismo, como já esperado, além de canções populares. As questões apresentaram alternativas mais enxutas e enunciados mais curtos se comparados aos exames anteriores.

Profª Fabrícia Pazinatto e Profº Júnior Dória

INGLÊS

Assim como esperado, a prova de inglês do ENEM 2011 não constituiu uma surpresa para os alunos, uma vez que as questões foram bem elaboradas e abordaram as habilidades envolvidas na referida disciplina. Novamente a prova aponta de forma coerente a utilização da língua e de seus mecanismos com o intuito de ampliar o acesso às informações interpretando-as.

Profª Kelem Motta Vargas Longui

ESPANHOL

As questões referntes à Língua Espanhola do Enem 2011 foram consideradas de nível fácil, explorando o conteúdo previsto , com ênfase em competência leitora, produção cultural e estrutura linguística.

É importante salientar que, para a resolução de toda a prova, uma leitura atenta do enunciado contribuiu para a realização das questões, mesmo em temas com nível acima da média.

Profª Gabriele Montenegro da Silva.

Gostou? Então divulgue! TwitterFaceBookGoogle Buzz
Loading

Nenhum comentário: