segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Colecionador do ES transforma discos de vinil em CDs e DVDs


Colecionador mantém acervo com três mil LP's

disponível aos admiradores da boa música

Obras inéditas no Brasil, discos autografados e trabalhos proibidos pela Ditadura Militar fazem partem do acervo musical

Um acervo musical ao alcance de todos. Rock, MPB, jazz, samba e vários outros estilos musicais compõem a discoteca que o colecionador e ex-representante comercial de gravadoras, Mauro Cerqueira Calado, de 46 anos, mantém dentro da casa onde mora, no Bairro de Lourdes, em Vitória (ES).

Apaixonado por música, Mauro desde a adolescência passou a adquirir e trocar discos com os amigos. Com o passar dos anos, a paixão se transformou em profissão e o então "admirador de uma boa melodia" passou a ganhar a vida como representante de grandes gravadoras musicais aqui no Espírito Santo.

Nas décadas de 70 e 80 o capixaba vendia os lançamentos às grandes lojas de vinis do Estado. Essa prática durou até a metade da década de 90, quando a produção musical passou por uma grande mudança e plataforma mudou, virando o Compact Disc, popularmente conhecido como CD.

Com essa transformação, uma grande quantidade de discos ficou "encalhada" com Mauro. E a solução por ele encontrada foi transformar os vinis em coleção, e disponibilizá-los às pessoas que mesmo com outros formatos, preferem o charme e a tradição dos LP's.

"Quem é apaixonado pelo vinil não troca ele por um CD, pode até ouvi-lo, mas não o substitui. Percebi que essas pessoas encontravam dificuldades para adquiri-los após o fechamento das lojas deste segmento, e então comecei a vender os exemplares aos colecionadores", explicou.

Para acomodar o acervo, Mauro guarda os vinis em estantes, armários do quarto onde trabalha e até mesmo no terraço de casa. Boa parte deles com as capas originais, incluindo discos raríssimos, em ótimo estado de conservação.
Mauro Calado - colecionador
Mauro Calado tem orgulho dos discos autografados pelos artistas Pete Best, ex-Beatles e pela cantora Celly Campello

Dentre as relíquias estão obras que na época da Ditadura Militar foram proibidas no Brasil, como por exemplo o vinil do cantor jamaicano Peter Tosh, que no encarte apresenta o artista em meio a uma plantação de maconha. Outra relíquia é o LP "Two Virgins", de
John Lennon e a esposa Yoko Ono, em que aparecem nus na capa.

Como se não bastasse, ele ainda guarda trabalhos autografados pelo ídolos como o disco "Estúpido Cupido", de Celly Campello e o vinil "This is the", dos Beatles, autografado pelo baterista Pete Best. Vários outros ícones da música brasileira e mundial estão ao alcance de quem se interessar.

Do LP para VHS

Não pense que o acervo se restringe aos LP's. Mauro mantém fitas VHS com filmes históricos, e cartazes assinados por artistas consagrados. Embora seja um colecionador, Mauro vende e troca obras com outros admiradores e colecionadores.

"É um trabalho gratificante, pois consigo eternizar a música e as lembranças dos período em que foram feitas", explicou.
Gostou? Então divulgue! TwitterFaceBookGoogle Buzz
Loading

Nenhum comentário: