quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Seca em cidades do Jequitinhonha ameaça produção de alimentos

Moradores das regiões abandonam casas e plantações por causa da estiagem.
Lavouras de subsistência são as mais atingidas pelo problema.
Sertanejos enfrentam seca no Vale do Jequitinhonha (Lucas Catta Prêta / Globoesporte.com)
Mais de cem cidades do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais estão em situação de emergência por causa da seca. O problema faz com que cada vez mais moradores deixem as regiões afetadas com medo que a estiagem reduza a produção de alimentos. Os lavradores abandonam casas e plantações na esperança de encontrar áreas em que tenha água disponível para o consumo. Em alguns locais, não chove há mais de oito meses.

Além da falta de água potável, os moradores da região estão enfrentando a queda na produção de vegetais causada pela diminuição da irrigação. As lavouras de subsistência são as mais afetadas pelo problema. Caminhões-pipa visitam as áreas para abastecer algumas casas, mas a água é destinada apenas às pessoas.

A Defesa Civil Estadual informou que, desde fevereiro, o atendimento às cidades atingidas pela seca foi intensificado. De acordo com o órgão, nos municípios que decretam situação de emergência as ações são realizadas com prioridade. Os moradores das regiões recebem cestas básicas. Além disso, caminhões-pipa visitam as áreas e são realizadas construções de cisternas.

Gostou? Então divulgue! TwitterFaceBookGoogle Buzz
Loading

Nenhum comentário: