A tradicional benção dos chapéus marcou a despedida dos romeiros por volta do meio-dia desta quinta-feira na Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores. O bispo dom Fernando Panico anunciou que 320 mil romeiros passaram por Juazeiro do Norte durante esses dias de festas em louvor à Mãe das Dores. O levantamento tem origem na Secretaria Paroquial a partir das informações dadas pelos próprios peregrinos que a Igreja estima em apenas 10% do montante que visita a cidade.
Normalmente o estado de Alagoas lidera o ranking na chamada Romaria de Setembro, mas, este ano, foi a vez dos pernambucanos vibrarem dentro da Basílica com o primeiro lugar trazendo mais da metade dos peregrinos. O terceiro foi o estado da Paraíba. Ao lado do Arcebispo de Maceió, dom Antonio Muniz, o bispo caririense abriu a cerimônia pedindo aos motoristas todo o cuidado na viagem de volta asseverando não ter pressa em chegar.
Ele abriu espaços para a Secretária de Turismo e Romaria fazer a entrega da premiação do II Troféu Mãe das Dores, sendo uma placa de reconhecimento pelos serviços nestes 100 anos de Juazeiro e um kit Centenário. Na categoria carro, Geraldo Ângelo dos Santos Júlio, de Campina Grande (PB), recebeu das mãos da Irmã Annette Dumoulin. Na categoria ônibus, José Firme de Melo, o Michel, de Maceió (AL), recebeu do bispo Dom Panico, enquanto, na categoria caminhão, Washington da Silva, também de Maceió, recebeu das mãos de Dom Antonio Muniz.
O titular da SETUR, José Carlos dos Santos, lembrou que Juazeiro cresceu graças a ação do Padre Cícero e a força dos romeiros e o troféu representava o reconhecimento e a gratidão dos juazeirenses a cada um dos peregrinos. Além dos prêmios, o bispo procedeu bênçãos aos objetos adquiridos pelos romeiros na cidade, sendo a maioria artigos religiosos. Na hora do adeus muitos choram em meio ao calor da Basílica completamente lotada.
Todavia, não perdem a animação na hora de acenar os braços ou agitar lenços e chapéus. Antes da despedida, a Irmã Annette Dumoulin dirigiu um apelo aos fiéis pára que defendessem juntos aos seus párocos a criação de pastorais da romaria em nome de uma melhor comunicação entre as paróquias. Já Dom Fernando apelou à Imprensa para “falar bem desse povo que é orgulho do Nordeste”. A Promotora de Justiça, Alessandra Magda Ribeiro Monteiro, participou da cerimônia e, junto à Imprensa, reafirmou o compromisso de lutar pela melhoria nos ranchos de romeiros.
Gostou? Então divulgue! TwitterFaceBookGoogle Buzz
Loading
Nenhum comentário:
Postar um comentário