Foto: Reprodução TV Vitória![]() |
Imprudência no trânsito causa quase 1000 mortes em acidentes no ES só em 2011
O trânsito movimentado e a falta de fiscalização levam os motoristas à imprudência. Somente em 2011 já são quase mil registros de mortes no trânsito no estado do Espírito Santo.
Só no ano passado 480 pessoas morreram em quase 30 mil acidentes em todo o Estado. Já em 2009, foram 377 mortes em pouco mais de 28 mil acidentes.
As rodovias federais são as mais violentas. De janeiro a dezembro do ano passado foram mais de 7,8 mil acidentes, 314 mortes e a média é de uma morte em cada vinte e cinco acidentes nas rodovias que cortam o Espírito Santo.
Se números como este são impressionantes eles podem ser ainda maiores. Isso porque a morte em acidente só entra para as estatísticas quando a pessoa morre no local. Se ela for socorrida e depois não resistir, na ambulância ou no hospital, a morte não é registrada na ocorrência de trânsito.
Segundo o titular da Delegacia de Delitos de Trânsito do Espírito Santo, Fabiano Contarato, o alto índice de acidentes é reflexo da falta de educação e da ausência de leis mais severas para punir os infratores. Ele lamenta que, apesar de dados tão alarmantes no Estado e até no país, não há ninguém preso por cometer um crime de trânsito.
"É preciso dar um basta nisso. Há uma esperança porque o Código de Trânsito está para ter uma reforma significativa estabelecendo que, se houver embriaguez resultando em lesão grave, a pena será de reclusão de um a quatro anos. Se resultar em lesão gravissíma, vai de dois a oito anos e, se resultar em morte, a pena vai de quatro a 12 anos. Aí sim o Código de Trânsito Brasileiro vai corrigir a sensação de impunidade e quem vai ganhar com isso é a sociedade, que tem que ser protegida pelo poder público", disse o delegado.
Loading

Nenhum comentário:
Postar um comentário