terça-feira, 30 de agosto de 2011

Mais de dez toneladas de café são colhidas por ano em Ibatiba



Mais de dez toneladas de café são colhidas por ano em Ibatiba

Um município com apenas 30 anos de emancipação, mas com uma história centenária. Às margens da BR 262, a última cidade capixaba antes de Minas Gerais se destaca pela produção de café. Em Ibatiba, o agricultor investe em novas culturas e colhe mais qualidade.

“Antes todo mundo colhia o café e jogava diretamente no chão. Hoje é preciso colher com o pano, forrar todo o cafezal para a colheita. Esse café não pode ter contato com o solo”, explicou o cafeicultor José Luiz Souza Gomes.

Com uma participação de 85% no valor bruto da produção agropecuária, o café é o principal produto agrícola da cidade. A tecnologia no campo garantiu agilidade na produção.

“Hoje nós conseguimos valor a esse café oferecendo despolpadores às associações. Para você ter uma ideia, nós já colocamos dez despolpadores nas comunidades rurais”, comentou o prefeito Lindon Jonhson.

Ibatiba produz cerca de dez toneladas do grão por ano. Mas os produtores também vivem de outras lavouras. “Já temos áreas experimentais de pêssego, laranja e uva”, acrescentou o secretário de agricultura Edvaldo Alcântara de Oliveira.

No calor do fogão a lenha, em pouco tempo fica pronta a receita do tradicional feijão tropeiro. “Começamos em um espaço bem pequeno. A ideia foi do meu genro e da minha filha. Quando eles idealizaram esse restaurante, falaram que queriam contar comigo. Eu disse que não ia dar certo”, disse Maria Rosa Lázara de Oliveira.

O restaurante começou a funcionar há quatro anos. A ampliação do espaço aconteceu quando eles precisaram fazer uma refeição para 300 pessoas. Um novo espaço foi construído especialmente para preparar comida em grande escala e os clientes não pararam de chegar. “Atendemos com bom humor e carinho todas as pessoas que chegam”, afirmou Ester Vieira.

A boa comida e o acolhimento têm atraído turistas para a cidade. Na área rural, um passeio de charrete e o contato com a paisagem do campo são ótimas dicas para quem quer conhecer a região.

“Antigamente não tinham estradas. Os tropeiros transportavam mantimentos nos lombos das mulas. Os turistas podem ver tudo isso no nosso interior. Ainda temos isso”, completou o presidente da Associação Gestora do Turismo Rural de Ibatiba (Geturi), Marcos Poubel.

Além de vivenciar as tradições, o lugar é ideal para quem busca tranqüilidade. “As pessoas buscam descanso e aqui encontram muito verde e tranquilidade. Eles vêm para sair um pouco do stress da cidade grande e encontram no nosso município essa paz que buscam”, finalizou Luzitana Ribeiro, responsável pela Pousada 3G.

Gostou? Então divulgue! TwitterFaceBookGoogle Buzz
Loading

Nenhum comentário: