terça-feira, 23 de agosto de 2011


Famílias moram em casas condenadas e convivem com o medo em bairro de Viana (ES)


Muitos moradores do bairro Marcílio de Noronha, em Viana, dizem que vivem em casas que foram condenadas pela Defesa Civil e temem pela própria vida. Casas abaixo do nível da rua, buracos e barrancos são alguns dos problemas enfrentados por eles diariamente.

A dona de casa Tatiana Roberta Barbosa mora há três anos, com o marido e os dois filhos, em uma casa de um cômodo. Ela convive diariamente com o medo. A residência fica abaixo do nível da rua e um buraco em frente à casa da família já provocou vários acidentes. A dona de casa registrou o último que aconteceu há uma semana. Por pouco um carro não atingiu a casa. Ela teme que uma tragédia aconteça. Segundo a dona de casa, sete carros já caíram no local. A Defesa Civil chegou a condenar o imóvel, mas ela disse que não tem condições de pagar aluguel.

"Meus filhos não podem nem ficar brincando no quintal porque é perigoso porque pode vir um carro. Carro de lixo mesmo passa e os motoristas nem olham, vão direto. Se um cair, derruba até a casa. Eu tenho medo. A Defesa Civil veio, falou que iria nos tirar da casa e que tínhamos que ir para algum lugar. Eu falei que não posso deixar minha casa abandonada e eles falaram que viriam para buscar e levar meus filhos. Fiquei esperando e eles nunca mais apareceram e nem interditaram a rua", contou Tatiana.

Os moradores da Rua Floriano Varejão reclamam que vivem constantemente com o perigo. É possível ver marcas de pneus bem perto de um barranco que pode cair e atingir uma casa. A maioria dos moradores mora em área de risco. Alguns fazem o que podem para evitar que o barranco desça e atinja as casas. Até um muro foi feito com pneus para evitar um desmoronamento.

Uma outra moradora, que também teve a casa condenada pela Defesa Civil, mora com os três filhos e o marido. A dona de casa reclama que um carro chegou a ficar pendurado no local e teme, principalmente, pela segurança dos filhos. "O barranco está despencando e uma criança já rolou daqui até lá embaixo. A minha filha já caiu duas vezes aqui e por sorte não se machucou muito. Um carro já ficou pendurado, ameaçando cair, mas graças a Deus, ele não caiu", disse a dona de casa Fabiana dos Santos.
TV Vitória

Foto: Reprodução TV Vitória



Segundo os moradores, a prefeitura foi procurada, mas eles não tiveram um retorno. "Três anos procurando a prefeitura. Minha mãe esteve lá há quase um mês e a gente deixa de sair de casa para esperar e eles não vêm", afirmou Tatiana.

Técnicos da Defesa Civil de Viana informaram que não há nenhum registro de casa condenada na rua e que a Defesa Civil não foi comunicada, mas uma equipe de fiscais vai ao local. Os moradores podem entrar em contato pelo telefone 3255-1110.

Gostou? Então divulgue! TwitterFaceBookGoogle Buzz
Loading

Nenhum comentário: