terça-feira, 2 de agosto de 2011

Dança, teatro, artes e atividades físicas para diminuir violência

TV Vitória

Foto: Reprodução TV Vitória


Dança, teatro, artes e atividades físicas para diminuir violência nas escolas de Cariacica (ES)


Diante de vários casos de agressão dentro de escolas da Grande Vitória, algumas iniciativas que envolvem a família no ambiente escolar e a inclusão de artes e atividades físicas na rotina dos alunos prometem mudar essa realidade.

Em algumas escolas de Cariacica, os estudantes fazem orações e usam a dança, o teatro e as atividades físicas para diminuir os conflitos. O professor e músico Edivan Freitas acredita que essas ações permitem uma maior socialização entre os alunos, já que os trabalhos são realizados em grupos.

"Eles percebem que, quando tocam coletivamente, um precisa do outro. A longo prazo, um dos trabalhos que a educação musical tem com as crianças é criar esse senso de coletividade e sociabilidade", esclareceu.

Para a diretora Maria Ângela de Souza da Vitória, conter a violência entre os alunos é um desafio diário e esses projetos contribuem para a interação entre as crianças e os adolescentes. "O primeiro projeto que temos que vem da Secretaria de Educação é de teatro e o outro é de prevenção contra as drogas em parceria com a Polícia Militar", comentou.

Em julho, uma menina de 14 anos foi agredida com chutes e socos por colegas dentro da sala de aula. A mãe da adolescente ficou indignada. Em outra escola, também em Cariacia, mais um caso de agressão. Um grupo de aproximadamente 15 meninas agrediu uma adolescente a menos de 100 metros da escola.

A subsecretária de educação de Cariacica, Kleynayber de Jesus, destaca que a família tem um papel fundamental na diminuição da violência escolar. "O primeiro passo é o contato com a família, o diálogo com esse aluno e o trabalho de organização pedagógica. Queremos mais participação da família dentro da prática pedagógica e da formação dos alunos", finalizou.

Gostou? Então divulgue! TwitterFaceBookGoogle Buzz
Loading

Nenhum comentário: