segunda-feira, 11 de julho de 2011

Paciente morre após queda de energia

TV Vitória

Foto: Reprodução TV Vitória


Paciente morre após queda de energia desligar aparelhos no Hospital Dório Silva (ES)


Um aposentado de 63 anos morreu após uma queda de energia atingir a emergência do Hospital Dório Silva, na Serra. Equipamentos essenciais para manter os pacientes estáveis teriam parado. Segundo o presidente da Cooperativa dos Médicos Socorristas, Bruno Vale de Souza, a causa foi sobrecarga.

O local estava superlotado. Ele conta que a pane elétrica ocorreu logo depois da internação de mais um paciente vindo de Aracruz. Aparentemente a tranferência aconteceu com mediação da própria central de vagas do Governo.

O médico Marcus Vinícius Duarte explicou a situação da paciente de Aracruz. "Não é simples, requer cuidados, e ficando lá no São Camilo, como a gente não tem neurocirurgia, e como a nossa referência seria o Dório Silva, o necessário no momento seria esse parecer do neurocirurgião para os cuidados posteriores", disse.

A aposentada esperou quase três horas para dar entrada no hospital. Aos 76 anos ela ficou dentro de uma ambulância esperando a vaga em frente ao Dório Silva. A paciente sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Imagens feitas por um médico mostraram que a situação dentro da unidade de saúde é crítica. Em sete leitos de emergência haviam 13 pacientes internados, quase o dobro. Os doentes estavam em macas improvisadas, algumas nos corredores mesmo. O espaço é apertado e não cabe mais ninguém.

"Segundo o transporte foi liberada a vaga via central de vagas e nós do Dório Silva, negamos a transferência por motivo de falta de estrutura e não porque a gente não quer atender. A gente não tem como atender a esse paciente", disse o presidente da Cooperativa dos Médicos Socorristas, Bruno Vale de Souza.

Mediante a situação, Bruno Vale de Souza procurou a delegacia mais próxima para registrar um Boletim de Ocorrência. A idéia era mostrar que eles não negaram socorro, mas o hospital não comportava mais um paciente. Só que ele não conseguiu porque o sistema de registro da polícia estava fora do ar.

A direção do Dório Silva informou que houve uma oscilação na tensão elétrica do hospital, mas que além do gerador de energia os equipamentos possuem baterias que mantém o funcionamento. De acordo com a direção o estado de saúde do paciente era grave e evoluiu para o óbito. Sobre a superlotação, informaram que havia uma sobrecarga na unidade, mas que a paciente transferida de Aracruz recebeu assistência. Ela continua internada e o quadro de saúde é grave.

Gostou? Então divulgue! TwitterFaceBookGoogle Buzz
Loading

Nenhum comentário: