
O investimento na agricultura familiar contribuiu para o crescimento do município de Mucurici. Os moradores do local usaram pequenos espaços para produzirem várias culturas diferentes e são um exemplo de sucesso. Coco, goiaba, banana, mamão e até tilápia garantem geração de renda para toda a família.
“Hoje temos que procurar alternativas diversificando a cultura e a agricultura para que possamos ter dentro da família uma vida melhor”, comentou o produtor rural Edson de Oliveira.

Existem 83 mil cabeças de gado em Mucurici. Desse total, dez mil são destinadas para a produção de leite. Segundo dados do IBGE, 8 mil litros de leite abastecem os laticinios da região todos os dias. A produção é comercializada na cidade e também em municípios da Bahia e de Minas Gerais. Quem tem um espaço maior trabalha com pecuária. O pecuarista Enir Souza Pinto herdou 400 hectares do pai e largou a agitação no Rio de Janeiro pelo gado de corte em Mucurici.

“É lógico que eu não tinha experiência nenhuma. Mas com 64 anos ainda achei que poderia produzir alguma coisa. Eu aprendi quando jovem que quem não sabe, deve perguntar. Tive a sensibilidade de ouvir quem já trabalhava aqui”, comentou.
Bois para abate são nervosos, não gostam muito de aproximação. A ordenha mecânica agiliza o trabalho. Enquanto elas comem, os vaqueiros aproveitam para cuidar do rebanho. “É bom para matar os carrapatos. Fazemos isso de 15 em 15 dias. Não podemos deixar passar porque as vacas ficam muito feias”, explicou o vaqueiro Josimar dos Reis Pereira.

Não só de gado vive a cidade. Mucurici entrou na rota turística. A represa passou por transformação e ganhou uma piscina natural que conta até com uma cachoeira artificial. “Recebemos turistas de todos os cantos. Na semana passada vieram chineses, mas já recebemos portugueses, alemães…”, explicou o comerciante Leonardo dos Santos.

“O município é um canteiro de obras, tanto públicas quanto particulares, e não falta emprego e oportunidades por aqui”, destacou o prefeito Atanael Wagmacker.
Loading
Nenhum comentário:
Postar um comentário