sexta-feira, 15 de julho de 2011

Golpe da lista telefônica

TV Vitória

Foto: Reprodução TV Vitória


Empresário quase cai pela segunda vez no golpe da lista telefônica em Vila Velha (ES)


O dono de uma empresa de desenvolvimento de programas de computador de Vila Velha, por pouco, não caiu, de novo, em um golpe antigo, mas que não deixa de fazer novas vítimas.

Por telefone, uma funcionária de uma suposta empresa de São Paulo pediu ao gerente os dados da empresa para enviar uma lista telefônica gratuitamente, mas depois de receber um fax, a vítima recebe boletos de cobrança.

O empresário gravou as ligações em que a mulher oferece o serviço e usa diversos argumentos para convencê-lo. "Seria da editora gráfica responsável pela entrega da lista telefônica de vocês. Você receberia anualmente. Como o senhor tem uma linha telefônica comercial, o senhor tem direito de receber essa lista, entendeu?", disse a funcionária da suposta empresa.

Ao ser questionada se haveria algum custo, a mulher negou. "Não, não terá nenhum custo adicional para sua empresa. Porque toda empresa que tem linha comercial já paga pelo serviço em conta", afirmou a mulher na ligação.

O segundo passo dos golpistas é enviar um fax. Se o cliente assinar o documento e o enviar de volta, o golpe é concretizado. Foi o que aconteceu com o empresário e, possivelmente praticado pela mesma empresa em 2008. "Quase que caímos no golpe de novo. Chegamos a assinar o documento, enviar de volta e eles começaram a mandar as cobranças. O Procon disse que era um golpe e que era para não nos preocuparmos. Dessa vez eles só trocaram o nome da empresa e fizeram o mesmo golpe", disse o empresário que não quis ser identificado.

Desta vez o valor de cada uma das 12 parcelas seria mais alto: R$ 402, de acordo com o informado no fax. Como o gerente observou a cobrança e pediu explicações da atendente, o golpe não chegou a ser concluído.

Uma auxiliar administrativo disse que a empresa também já tentou aplicar o golpe no consultório médico onde ela trabalha, em Vila Velha. "As pessoas tem que tomar mais cuidado na hora de passar informações da empresa por telefone e ficarem atentas a qual tipo de informações que pode passar", comentou a mulher que não quis ser identificada.

Gostou? Então divulgue! TwitterFaceBookGoogle Buzz
Loading

Nenhum comentário: