sábado, 12 de março de 2011

Menor conseguiu embarcar clandestinamente em navio após achar macacão de tripulante na Vale

TV Vitória

Foto: Reprodução TV Vitória





A família do adolescente capixaba que embarcou clandestinamente em um navio com destino à China prestou depoimento nesta quinta-feira (10). À polícia, o menor contou que pretendia ir para o Sul do Brasil, onde mora um amigo. Ele também declarou que tem problemas com o pai.

O adolescente de 16 anos conseguiu entrar no navio no Porto de Tubarão depois que ele encontrou um macacão em uma área que pertence à Vale. "Ele encontrou o macacão em uma área da Vale do Rio Doce, vestiu o macacão e ficou mais fácil para ele transitar. Ele se passou por operário. Ele achou que, saindo de Vitória, seria mais fácil deixar o navio depois", explicou o representante da seguradora do navio, Manoel Jorge Tavares.

A forma como o garoto conseguiu chegar a bordo será investigada. "Cabe às autoridades averiguarem junto à Vale do Rio Doce qual foi a falha que permitiu que ele entrasse no navio", comentou ainda o representante.

Depois de prestar depoimento, o garoto e o pai foram encaminhados ao Conselho Tutelar da Serra. O jovem deve ficar sob custódia do órgão.

O Caso

O navio que saiu do Porto de Tubarão com destino à China na terça-feira (8) retornou ao Espírito Santo nesta quarta-feira (9) por volta das 13h50. Os tripulantes da embarcação encontraram o adolescente de 16 anos escondido no navio graneleiro de bandeira panamenha e precisaram interromper a viagem. O tripulante clandestino encontrado no navio, que estava carregado com 290 mil toneladas de minério de ferro, é morador do município da Serra.

A Polícia Federal e a Capitania dos Portos estão investigando o caso. A embarcação está fundeada e permanecerá no Estado até o fim das apurações. A estimativa de prejuízo com a interrupção da viagem passa de U$ 100 mil por dia. O processo deve durar 90 dias.

Gostou? Então divulgue! TwitterFaceBookGoogle Buzz
Loading

Nenhum comentário: