A Líbia está se preparando para uma ação militar em larga escala para reprimir a rebelião e não irá se entregar "mesmo se as potências do Ocidente intervierem no conflito", disse nesta quinta-feira o filho do ditador líbio, Muammar Gaddafi, Saif al Islam.
"Chegou a hora da libertação. Chegou a hora da ação. Estamos nos mexendo", disse ele à Reuters em entrevista dada em inglês.
Ao ser questionado se o governo estaria se preparando para ampliar sua campanha militar, ele disse: "O momento é agora. É o momento para agir (...). Demos a eles duas semanas (para negociações)."
"Jamais desistiremos. Jamais iremos nos entregar. Esse é o nosso país. Lutamos aqui na Líbia. O povo líbio nunca irá abrir as portas para a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), jamais receberemos os americanos aqui. A Líbia não é um pedaço de bolo."
Roberto Schmidt/AFP | ||
Estilhaços voam pelo ar após uma explosão perto de rebeldes na cidade petrolífera de Ras Lanuf |
Forças leais a Gaddafi usaram tanques nesta quinta-feira para atacar posições rebeldes na cidade de Ras Lanuf enquanto aviões militares atingiram Brega, outro importante polo petrolífero, em uma nova ofensiva contra o leste do país, dominado pelos rebeldes opositores. A ação ocorre no mesmo dia em que a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e a União Europeia discutem a crise no país do norte da África.
A emissora de TV estatal informou, no final da tarde (local) que o Exército expulsou os rebeldes de Ras Lanuf. Os opositores negaram a informação, mas afirmaram que as forças do governo estavam bombardeando a cidade, na costa do Mediterrâneo.
"Tudo o que estamos vendo lá são bombardeios com artilharia pesada pelo mar e pelo ar", afirmou um rebelde.
Um homem, que se identificou como Mohamed el Araby, afirmou por telefone à agência de notícias Reuters: "Os rebeldes têm controle total da cidade".
Os relatos, no entanto, não puderam ser confirmados de forma independente.
Ao menos dois tanques foram vistos avançando contra linhas rebeldes em Ras Lanuf e abrindo fogo.
Os opositores afirmaram que o distrito residencial da cidade, incluindo as cercanias de seu hospital, foram alvo de bombardeio. Forças pró-governo estavam avançando para a área, apoiados por foguetes disparados do mar, ar e terra.
Rebeldes também informaram um ataque aéreo em Brega, porto petrolífero 90 quilômetros a leste de Ras Lanuf, indicando que partidários de Gaddafi não está apenas impedindo o avanço dos opositores ao oeste, mas também atacando o coração do território dominado por eles.
Gostou? Então divulgue! TwitterFaceBookGoogle Buzz
Nenhum comentário:
Postar um comentário