sexta-feira, 18 de março de 2011

Líbia planeja ofensiva para reprimir revolta, diz filho de Gaddafi

Rebeldes antirregime são vistos perto do complexo petrolífero em Ras Lanuf

A Líbia está se preparando para uma ação militar em larga escala para reprimir a rebelião e não irá se entregar "mesmo se as potências do Ocidente intervierem no conflito", disse nesta quinta-feira o filho do ditador líbio, Muammar Gaddafi, Saif al Islam.

"Chegou a hora da libertação. Chegou a hora da ação. Estamos nos mexendo", disse ele à Reuters em entrevista dada em inglês.

Ao ser questionado se o governo estaria se preparando para ampliar sua campanha militar, ele disse: "O momento é agora. É o momento para agir (...). Demos a eles duas semanas (para negociações)."

"Jamais desistiremos. Jamais iremos nos entregar. Esse é o nosso país. Lutamos aqui na Líbia. O povo líbio nunca irá abrir as portas para a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), jamais receberemos os americanos aqui. A Líbia não é um pedaço de bolo."

Roberto Schmidt/AFP
Estilhaços voam pelo ar após uma explosão perto de rebeldes na cidade petrolífera de Ras Lanuf
Estilhaços voam pelo ar após uma explosão perto de rebeldes na cidade petrolífera de Ras Lanuf

Forças leais a Gaddafi usaram tanques nesta quinta-feira para atacar posições rebeldes na cidade de Ras Lanuf enquanto aviões militares atingiram Brega, outro importante polo petrolífero, em uma nova ofensiva contra o leste do país, dominado pelos rebeldes opositores. A ação ocorre no mesmo dia em que a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e a União Europeia discutem a crise no país do norte da África.

A emissora de TV estatal informou, no final da tarde (local) que o Exército expulsou os rebeldes de Ras Lanuf. Os opositores negaram a informação, mas afirmaram que as forças do governo estavam bombardeando a cidade, na costa do Mediterrâneo.

"Tudo o que estamos vendo lá são bombardeios com artilharia pesada pelo mar e pelo ar", afirmou um rebelde.

Um homem, que se identificou como Mohamed el Araby, afirmou por telefone à agência de notícias Reuters: "Os rebeldes têm controle total da cidade".

Os relatos, no entanto, não puderam ser confirmados de forma independente.

Ao menos dois tanques foram vistos avançando contra linhas rebeldes em Ras Lanuf e abrindo fogo.

Os opositores afirmaram que o distrito residencial da cidade, incluindo as cercanias de seu hospital, foram alvo de bombardeio. Forças pró-governo estavam avançando para a área, apoiados por foguetes disparados do mar, ar e terra.

Rebeldes também informaram um ataque aéreo em Brega, porto petrolífero 90 quilômetros a leste de Ras Lanuf, indicando que partidários de Gaddafi não está apenas impedindo o avanço dos opositores ao oeste, mas também atacando o coração do território dominado por eles.

Gostou? Então divulgue! TwitterFaceBookGoogle Buzz
Loading

Nenhum comentário: