sábado, 12 de março de 2011

Estivador é flagrado dirigindo embriagado, paga fiança e é solto em Vitória

TV Vitória

Foto: Reprodução TV Vitória








Um motorista foi detido após ser flagrado dirigindo embriagado no Centro de Vitória, na tarde desta quinta-feira (10). O estivador Marcos Antônio dos Santos, de 56 anos, fez o teste do bafômetro, que comprovou a embriaguez. O motorista foi encaminhado à Delegacia de Delitos de Trânsito e, após pagar uma fiança de R$ 1 mil, foi liberado.

O delegado explica a razão que leva muitos motoristas a serem liberados, mesmo depois de flagrados dirigindo bêbados. “Existe punição em duas esferas: a administrativa e a criminal. Na administrativa, a tolerância é realmente zero e a prova testemunhal supre a utilização do bafômetro. A infração é aplicada mesmo que o condutor se negue a se submeter ao teste do bafômetro. Ele é punido com multa de R$ 1 mil, suspensão da CNH por um ano e retenção do veículo até a chegada de algum motorista em condições de dirigir. Na esfera criminal, a tolerância não é zero”.

Vários casos de motoristas dirigindo embriagados foram registrados pela polícia só neste ano. No início do mês, um motorista aparentemente bêbado perdeu a direção do veículo que conduzia e bateu em um poste. Pai e filho foram atropelados na calçada.

Na Avenida Fernando Ferrari, em Vitória, o motorista de um táxi bateu em um gelo baiano, perdeu o controle da direção e atingiu um semáforo do outro lado da via. Aos policiais, ele disse ter ingerido bebida alcoólica.

Em janeiro, um homem visivelmente embriagado bateu em outro carro no bairro Jardim Marilândia, em Vila Velha.

Nesta quinta-feira (10), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou o balanço da Operação Carnaval 2011. Ao todo, doze pessoas foram detidas dirigindo embriagadas nas rodovias que cortam o Estado. Foram registrados 194 acidentes, com 108 feridos e sete mortos. Já nas estradas estaduais, o Departamento de Trânsito registrou 179 acidentes, com 36 feridos e três mortos.

Para o delegado responsável pela Delegacia de Delitos de Trânsito, a fiscalização deveria ser mais rígida. Ele lembra que em 1997 foi criado no Código de Trânsito um artigo que diz que a educação no trânsito será promovida na pré-escola e nas escolas e faculdades. Mas, segundo ele, o artigo 76 não é colocado em prática.

“Se não uma fiscalização eficiente, se não há um processo educacional desde o ensino fundamental, essas campanhas de entregar panfletos são anti-ecológicas e não mudam a situação", comentou o delegado Fabiano Contarato.

A Lei Seca foi criada no Brasil em junho de 2008. Desde então, tornou-se proibido dirigir alcoolizado. Porém, alguns motoristas se recuzam a fazer o teste do bafômetro e eles não são obrigado a fazê-lo. Uma lei que está tramitando na Câmara dos Deputados pode mudar o Código de Trânsito Brasileiro.

O senador Ricardo Ferraço disse que a proposta já está sendo avaliada pela Comissão de Justiça. Ele acredita que neste semestre a lei seja sancionada. Caso seja aprovada, relatos testemunhais, vídeos e imagens servirão para provar a embriaguez do motorista. "A nossa proposta amplia os mecanismos e as ferramentas para que a Lei Seca seja mais efetiva", explicou.

Gostou? Então divulgue! TwitterFaceBookGoogle Buzz
Loading

Nenhum comentário: