sexta-feira, 18 de março de 2011

Espírito Santo pode ter modelo de investigação da Scotland Yard

Folha Vitória

Foto: Bruno Coelho





O mesmo sistema de inteligência utilizado na Scontland Yard, a polícia inglesa, pode ser aplicado também no Espírito Santo. Em entrevista para o Balanço Geral, o secretário estadual de Segurança, Henrique Herkenhoff, disse que está tentando trazer o modelo para ser implementado no Estado.

O serviço seria utilizado pelo setor de inteligência da polícia para agilizar e facilitar o processo de investigação dos crimes cometidos. Não há, no entanto, prazo para que o novo modelo entre em funcionamento e as informações não estão sendo muito divulgadas para não atrapalhar o processo.

Durante a entrevista, o secretário também comentou a crise no Ciodes,estabelecida após a omissão de atendimento que terminou na morte do sargento da Polícia Militar da reserva Djalma José de Oliveira.

“Ninguém nunca imaginou que o problema de vazamento podia acontecer. A partir deste mês a secretaria colocou novo sistema digital e que fizer a consulta para ouvir determinada informação vai ser identificado”, explicou o secretário.

Herkenhoff comentou a omissão que aconteceu no Ciodes que terminou na morte do policial reformado. Segundo ele, o caso aconteceu há dois anos e as providências foram tomadas na época. Questionado se afastaria o major Nylton Rodrigues Ribeiro, como solicitou o Ministério Público, o secretário afirmou que por iniciativa própria não haveria necessidade do afastamento.

“É claro que se vier uma ordem judicial cumpriremos. A secretaria está à disposição do Ministério Público, mas até agora não recebi nenhum pedido de afastamento. Vamos analisar quando ele chegar, mas pelo que vi estou muito satisfeito”.

Sobre a crítica que se faz ao monitoramento das gravações que são feitas no Ciodes, o secretário afirmou que o procedimento é necessário para conferir se o sistema está funcionando corretamente.

“O sigilo é mantido, é uma garantia do cidadão que utiliza o Ciodes. Mas essa fiscalização tem que ser feita até mesmo para corrigir os erros”, explicou.
O secretário voltou a defender o Ciodes. Durante a entrevista, Herkenhoff informou que o órgão recebe 10 mil ligações por dia, sendo quatro mil de trotes. Mesmo assim, o tempo para solucionar a ocorrência é de até nove minutos. “É referência nacional no atendimento”.

Herkenhoff respondeu a diversas perguntas. Afirmou ainda que vai traçar metas para garantir a segurança nas áreas de risco do Estado, intensificação da fiscalização da venda de bebidas alcoólicas em postos de combustíveis e combate aos motoristas bêbados por meio das campanhas Madruga Viva. “Não vamos bobear”, prometeu!

Gostou? Então divulgue! TwitterFaceBookGoogle Buzz
Loading

Nenhum comentário: