Foto: Divulgação
Foi assinado, nesta quarta-feira (23), no Palácio Anchieta, em Vitória, o decreto que cria o Comitê Capixaba 2016, que tem como objetivo preparar atletas capixabas, além de realizar estudos e eventos para colocar o Estado como centro de treinamentos para a preparação dos jogos Olímpicos e Paraolímpicos que serão realizados no Rio de Janeiro, em 2016.A solenidade foi acompanhada pelo Diretor do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, Agberto Guimarães, além de demais autoridades políticas e esportivas. De acordo com o governador Renato Casagrande, o Espírito Santo já deu o pontapé inicial para participar efetivamente dessa celebração, que ultrapassa as fronteiras do esporte e pode contribuir muito com o nosso desenvolvimento econômico, social e cultural.
"O nosso Estado tem todas as condições, inclusive naturais, para ser um dos pólos de treinamento de delegações internacionais, para entrar de vez no roteiro esportivo e cultural, e vamos trabalhar para isso”, afirmou.
Casagrande destaca ainda que os investimentos que o Governo do Estado prepara para essa participação nas Olimpíadas 2016 também serão de uso e para o benefício de atletas e da sociedade capixaba.
Foto: Divulgação

Além disso, o Comitê funcionará como um mecanismo de desenvolvimento de políticas públicas e estratégias de captação, adequação e preparação de equipamentos esportivos no Estado para que estes possam funcionar como local de treinamento pré-jogos, atendendo aos requisitos dos Comitês Olímpicos Brasileiro e Internacional.
“Nesse primeiro momento vamos cadastrar nossas opções de Centros de Treinamentos e vamos trabalhar em conjunto para dar condições para que esses locais se tornem de fato, Centros de Treinamentos”, destatou o sectretário Vandinho Leite.
O mais importante de todo esse processo, de acordo com o secretário Vandinho Leite, será o legado que o Governo do Estado e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos poderão deixar para o esporte do Espírito Santo.
“Nossos esforços deixarão um legado para o esporte capixaba, seja ele do alto rendimento ou de inclusão social. Porque queremos tratar o atleta de alto rendimento como referência, para que os nossos futuros atletas, que estão na base e no projeto de inclusão social tenham alguém em que se espelhar”, frisou.
O Diretor do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, Agberto Guimarães, disse que essa iniciativa é fundamental para a candidatura como Centro de Treinamento.
"A capital possui uma rede hoteleira de alto nível, que vale ser destacada. E a favor desse projeto capixaba estão o fato do Estado possuir um histórico de organização de eventos esportivos a nível nacional e internacional e um Centro de Treinamento, que o governador me informou que está em fase de construção”, concluiu.
Loading
Nenhum comentário:
Postar um comentário