Folha Vitória
Foto: Reprodução 
Sofrer um acidente de trânsito e com ele ter que arcar com consequências dolorosas é uma passagem difícil para qualquer um. Mas o que grande parte da população desconhece é que existe um seguro, pago por todos que têm carro, que garante o reembolso para quem sofre acidentes de trânsito.
Toda pessoa envolvida em acidentes de trânsito tem direito à indenização do seguro social DPVAT. O seguro é destinado exclusivamente a danos pessoais, mas muitas vítimas não sabem como devem solicitar o benefício em caso de acidente automobilístico.
Somente no ano passado, foram pagos quase R$ 3 milhões em seguro social para vítimas de acidentes no Espírito Santo. Os processos enviados pelo Sindicato dos Corretores (Sincor) ultrapassam setecentos. E seis em cada dez colisões envolviam motos.
Em todo o Brasil, o número de motociclistas acidentados aumentou 5% em 2010 em comparação com o ano anterior. E o problema é que muitos desses cidadãos, assim como o João e Lucimar, sabem pouco sobre o seguro.
O DPVAT indeniza vítimas de acidentes de trânsito em qualquer parte do território nacional. A cobertura atinge todos os cidadãos, estejam eles nas condições de motorista, passageiro ou pedestre. O seguro abrange três tipos de danos: morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas e hospitalares particulares.
O coordenador do setor de atendimentos do Sindicato dos Corretores, Ivo Tadeu Basílio, explica que para dar entrada no pedido de indenização basta procurar uma seguradora cadastrada.
“Para recorrer a indenização basta procurar o Sincor. O atendimento é gratuito, sem a necessidade de procuradores ou intermediários e toda pessoa é atendida, tanto vítima quanto beneficiário. Se a pessoa sair do hospital e precisar comprar medicamento ou fazer alguma consulta médica ou de fisioterapia, também existe um seguro nestes casos de até R$ 2.700”, explica o coordenador.
O processo demora em média de 30 a 40 dias para casos de óbito. Já em casos de invalidez ou despesa médica, o processo é um pouco mais apurado e pode levar até 60 dias. Para obter mais detalhes sobre o DPVAT, basta procurar o Sindicato dos Corretores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário