sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Miguel Filho foi descobrir o segredo da criação de um samba-enredo

Nós já estamos na reta final da nossa aventura pelo samba, mas não é por isso que vamos perder o rebolado, nem sofrer com desafino. E pra garantir que a batucada não vai dar nota errada, hoje nós vamos conhecer um dos pilares de qualquer escola na avenida: o Samba-enredo.

Pois é esta vertente do samba, original do Brasil desde 1930, que dá a cara dos foliões na avenida. Se a escola quer contar uma história, o samba-enredo está aí para auxiliar; se a escola precisa de ritmo, o samba enredo está aí para sincronizar; se a escola quer festejar a vitória na avenida ou afogar as mágoas pelo rebaixamento, lá está o amigo samba-enredo se fazendo de melhor companheiro; resumindo: o samba-enredo é pau pra toda hora. Dúvida? Confira abaixo!

E o músico e professor Fábio Calazans não só nos deu aula de samba-enredo como também falou de música brasileira e do levante popular que existe no país. De quebra, a gente ainda assiste uma canção de Ari Barroso no violão. Vale a pena conferir.

Mas se a gente quer mesmo falar sobre o samba-enredo, sob a ótica de quem vive isso no dia-a-dia, o bate papo animado com Emerson Xumbrega, Júlio Negada e Marlon Stefanini revela a mágica que o estilo faz a quem se submete a ele. Pode ser nascido no samba, como Xumbrega, ou raptados pelo estilo, como Negada e Marlon, o fato é que no fim tudo acaba em folia.

Gostou? Então divulgue! TwitterFaceBookGoogle Buzz
Loading

Nenhum comentário: