Folha Vitória
Foto: Divulgação/ Governo do Estado
O governador Renato Casagrande e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, estão visitando, na manhã desta sexta-feira (07), os municípios de Itaguaçu, Itarana e Santa Maria de Jetibá, que foram atingidos pelas fortes chuvas que caíram no Espírito Santo no final do ano passado. O ministro foi recebido pelo governador no Aeroporto de Vitória, às 10h15. Ele foi recebido na pista do Aeroporto e, de lá, eles seguiram de helicóptero para Itaguaçu, acompanhados também do coronel Humberto Viana, coordenador-chefe da Defesa Civil Nacional. A comitiva chegou ao município às 11 horas e foi recebida pelo prefeito Romário Basílio e por lideranças locais. Em seguida, eles percorreram alguns locais afetados pelas chuvas.
No centro do município, o governador e o ministro conferiram os estragos causados pelo desmoronamento de uma encosta, onde havia duas residências. As oito pessoas que moravam no local conseguiram sair de casa a tempo. O governador e o ministro conversaram com a proprietária dos imóveis e garantiram que o Estado, que em um primeiro momento prestou um atendimento emergencial, irá apoiar todas as famílias que estão desabrigadas.
“Graças a Deus tivemos apenas prejuízos materiais. Ouvimos um estalo e saímos correndo antes do morro cair. Acho importante recebermos essa visita do governador e do ministro. Nos sentimos amparados”, afirmou a dona de casa Eliane Gasparazzo.
Estragos
O governador e o ministro também visitaram o bairro Lírio do Campo, um dos mais atingidos. Os estragos nas vias urbanas foram grandes. Mais de sete mil pessoas foram afetadas pelas chuvas em Itaguaçu. O município decretou situação de emergência. Trinta pessoas ainda estão desabrigadas. A prefeitura estima que o prejuízo do município chegue a R$ 4 milhões.
Após a visita a Itaguaçu, o governador e o ministro seguem para Itarana e Santa Maria de Jetibá, também localizados na região Centro Serrana capixaba. Fernando Bezerra veio ao Espírito Santo para avaliar os danos causados pelas chuvas. Às 15 horas, o governador e o ministro se reúnem, no Palácio Anchieta, com os membros do Comitê Estadual de Prevenção e Convivência com Efeitos Climáticos Extremos e prefeitos de cidades afetadas.
O ministro veio acompanhado do secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Vianna, e do assessor Gelson Albuquerque, além do coronel Demeterco do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.
Segundo dados da Defesa Civil Estadual, 32 municípios foram atingidos pelas chuvas. Mais de 530 mil pessoas foram afetadas. Deste total, aproximadamente 16 mil pessoas estão desalojadas. O Governo do Estado já distribuiu 2.728 cestas básicas, 981 kits limpeza, além de ter contratado patrulhas mecanizadas para auxiliar na desobstrução de estradas, rios e limpeza das cidades. Linhas de créditos especiais também estão sendo disponibilizadas pelas instituições financeiras estaduais ( Banestes e Bandes).
Nenhum comentário:
Postar um comentário