segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Veja a lista dos 10 políticos de destaque em 2010


Dilma Rousseff: até então pouco conhecida pelo eleitorado brasileiro, a ex-ministra da Casa Civil é a primeira mulher eleita presidente do Brasil. A petista derrotou no segundo turno o adversário José Serra (PSDB), após receber mais de 55 milhões de votos.

Luiz Inácio Lula da Silva: o presidente deixa o governo após oito anos com índices de aprovação recordes - superiores a 80%. É também considerado o grande vencedor das eleições 2010, por ter emplacado sua sucessora na Presidência.

Aécio Neves: o ex-governador de Minas Gerais foi eleito senador com 7,5 milhões de votos. O tucano ainda conseguiu emplacar seu vice, Antonio Anastasia (PSDB), para sucedê-lo no comando do Estado. É considerado uma das principais apostas da oposição para disputar a Presidência em 2014.

Marina Silva: a senadora deixou o PT e, no PV, disputou a Presidência da República. O desempenho da verde, terceira mais votada com 19,6 milhões de votos, impulsionou o segundo turno das eleições presidenciais. É considerada uma forte candidata para disputar o governo na próxima eleição.

Tiririca: o humorista foi o eleito deputado federal pelo PR de São Paulo com o maior número de votos no país (1,3 milhão), usando o bordão “vote no Tiririca, pior do que 'tá' não fica”. Ele, porém, teve de provar à Justiça Eleitoral que sabe ler e escrever para poder assumir o cargo.

Aloysio Nunes: senador eleito com o maior número de votos do país (11 milhões), por São Paulo, o tucano passou toda a campanha atrás dos principais adversários, mas virou nas urnas. Foi uma das surpresas das eleições.

José Alencar: o vice-presidente da República luta há 13 anos contra um câncer e, em 2010, passou por sua 16ª cirurgia. Apesar das inúmeras internações ao longo do ano, manteve o bom humor, fez despachos do hospital e se empenhou na campanha de Dilma à Presidência.

Michel Temer: Líder do PMDB e até então presidente da Câmara dos Deputados, foi eleito vice-presidente da República e coordenador da equipe de transição da presidente eleita Dilma Rousseff. Além disso, seu partido ficou com seis dos 37 ministérios do próximo governo.

Eduardo Campos: foi reeleito governador com o maior percentual de votos no país, sendo escolhido por 82,84% dos eleitores de Pernambuco. Também liderou as negociações do PSB para apoiar Dilma nas eleições.

Ciro Gomes: após insistir em disputar a Presidência pelo PSB (a contragosto do partido), o deputado federal desistiu de sua candidatura, mas sem poupar adversários e antigos aliados. Em entrevista, chegou a afirmar que o presidente Lula – de quem foi ministro – “viajava na maionese”, e questionou a capacidade de gestão de Dilma. Na reta final da campanha, porém, acabou apoiando a petista e deve assumir um ministério no próximo governo.


Gostou? Então divulgue! TwitterFaceBookGoogle Buzz
Loading

Nenhum comentário: