quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Terrenos baldios são utilizados para uso de drogas e sexo em VV-ES

TV Vitória

Foto: Reprodução TV Vitória






A insegurança da população de Vila Velha tem aumentado e o problema, segundo a comunidade, se deve aos terrenos baldios que estão em vários bairros. No bairro Itaparica, um dos cartões postais do município, um terreno praticamente à beira mar se transformou em questão de segurança pública. No local há colchões, roupas, latas de solventes usados em pinturas que acabam se tornando droga nas mãos de usuários, e até um cachimbo improvisado para fumar crack.

"Muitas vezes são terrenos em que o muro está quebrado, a vegetação está alta e as pessoas usam esses terrenos para o uso de drogas. Eles usam também para cometer crimes como estupro, assalto e para se esconder da polícia. Há vários terrenos aqui em Vila Velha que merecem fiscalização", afirma o delegado Mario Brocco.

Abandonados pelos proprietários, os terrenos são ocupados por assaltantes e usuários de drogas. Em uma área localizada ao lado de um terminal do Transcol moradores de rua improvisaram um abrigo com madeira e papelão e três pessoas vivem no local. A insegurança é o maior problema para quem precisam conviver com os terrenos. A secretária Vera Lúcia Gusmão fala que é comum ver pessoas consumindo drogas e fazendo sexo nesses locais.

"Eu vejo muito risco de vida para quem passa por aqui. Até ao fazer caminhada você vê pessoas usando drogas. Eu acho que isso é um risco. A prefeitura deveria das um jeito nesses terrenos. Além de você ver drogas você vê as pessoas fazendo sexo dentro dos lotes", conta a moradora.

A manutenção de lotes é responsabilidade dos proprietários, mas a prefeitura deve identificar e notificar os donos para que eles façam o cercamento e a limpeza das áreas. Os terrenos baldios estão espalhados por todo município de Vila Velha e os lotes particulares são os pontos mais críticos. "Falta bom senso dos proprietários. Muitas vezes nos terrenos particulares é que acontece o aumento da criminalidade", diz Mario Brocco.

Enquanto muitos ignoram a responsabilidade, os terrenos baldios de Vila Velha continuam sendo utilizados para práticas criminosas. A Prefeitura de Vila Velha esclarece que existe uma norma que regulamenta a fiscalização dos terrenos no município. Quando a equipe da coordenação de postura encontra algum terreno abandonado o dono é notificado e tem quinze dias para regularizar a situação. Depois desse prazo o proprietário do terreno é multado. A população também pode ajudar denunciando situações irregulares pelos telefones 3369-9460 ou 0800-283-9059.

Gostou? Então divulgue! TwitterFaceBookGoogle Buzz
Loading

Nenhum comentário: