O Espírito Santo vai iniciar o novo ano embaixo d’água. A forte chuva que atinge o Estado há uma semana atingiu 34 dos 78 municípios capixabas, segundo a Defesa Civil Estadual. Os municípios de Afonso Cláudio, Itarana, Itaguaçu, Jerônimo Monteiro e Santa Maria de Jetibá são os que estão em pior estado. Quatro mortes foram registradas nas regiões Sul e Serrana.
As cidades capixabas foram atingidas por enchentes, deslizamentos, entre outros. Em Afonso Cláudio três pessoas morreram após uma casa ser soterrada. Já em Jerônimo Monteiro outro morador foi arrastado pela correnteza do rio em cima de uma ponte.
O último relatório divulgado pelo órgão revela que já são 849 pessoas desabrigadas, 6.478 desalojados, quatro mortos, 28 feridos e 74.959 pessoas afetadas pelos temporais. Um número de 4.239 edificações foram danificadas pela força das águas.
Na região Metropolitana da Grande Vitória foram afetadas as cidades de Vitória, Vila Velha, Viana, Cariacica, Serra e Fundão. Cem pessoas estão desabrigadas em Viana e oito na Serra.
A unidade de saúde de Viana Sede foi alagada e está fechada. A opção para os moradores é utilizar a unidade de saúde de Marcílio de Noronha.
Interior
No interior do Estado, os municípios afetados são: Barra de São Francisco, São Gabriel da Palha, Iúna, Linhares, Itapemirim, Nova Venécia, São José do Calçado, Apiacá, Domingos Martins, Castelo, Alegre, Jerônimo Monteiro, Marechal Floriano, Afonso Claúdio, Brejetuba, Ibitirama, Santa Leopoldina, Ibatiba, Bom Jesus do Norte, Colatina, Baixo Guandu, Cachoeiro de Itapemirim, Itarana, Itaguaçu, Muqui, Mimoso do Sul, Santa Maria de Jetibá, Laranja da Terra.
Segundo o secretário de comunicação de Cachoeiro de Itapemirim, Sérgio Mariano, o município está com problemas na rede de telefonia fixa e móvel e de energia elétrica. “A EDP Escelsa teve que fazer corte de energia em algumas regiões e também afetou a rede de telefones. Ainda não temos previsão de quando o problema será resolvido”, afirmou.
Ainda em Cachoeiro de Itapemirim, das sete pontes do município, seis estão interditadas em consequência das fortes chuvas.
No município de Barra de São Francisco o que preocupa á a chuva que atingiu o Estado de Minas Gerais. O volume de água do rio que corta a cidade subiu e alagou as casas. O Corpo de Bombeiros de Nova Venécia está na cidade para dar o suporte necessário.
As Defesas Civis Municipais estão monitorando as áreas de risco e dando o suporte necessário à população. No site da Defesa Civil Estadual (http://www.defesacivil.es.gov.br/), o cidadão consegue acessar todos os contatos das Defesas Civis Municipais.
Enquanto isto Deputados aumentam seus salários em 61%,tiram ferias e vão viaja para outro pais,,,,,Que VERGONHA NACIONAL,,,,,,acorda Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário