quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Chuva destrói galpão e mata mais de 500 mil frangos em Santa Maria de Jetibá-ES

Folha Vitória

Foto: Reprodução TV Vitória






A forte chuva que caiu na região Sul do Estado no fim de semana não deixou prejuízos apenas na cidade. Uma granja em Santa Maria de Jetibá é o retrato da destruição provocado pelas águas. No local, as gôndolas onde ficam os frangos caíram e mataram mais de meio milhão de aves.

O córrego que corta a propriedade subiu aproximadamente oito metros e transbordou, invadindo o galpão onde estavam as galinhas. A força da enxurrada destruiu parcialmente este galpão. As gôndolas onde são criadas as galinhas foram derrubadas, uma sobre as outras. Em meio à ferragem retorcida, muitas aves ficaram presas.

Fora das gaiolas danificadas, algumas estavam cobertas por lama. As que sobreviveram à água eram resgatadas por funcionários. Estimativas iniciais dão conta de que pelo menos meio milhão de aves tenha morrido. A maioria morreu afogada, nas gaiolas mais baixas dos galpões.

Foto: Reprodução TV Vitória
As aves mortas eram amontoadas pelos corredores e retiradas de carrinho de mão dos galpões. Tudo era colocado em caminhões que a todo momento deixavam a propriedade.

Além dos frangos, outras cem mil codornas também morreram afogadas. No total, mais de seiscentos mil animais. A granja, localizada no distrito de São Sebastião, em Santa Maria de Jetibá, é a segunda maior produtora de ovos do país.

Ao todo, treze dos quatorze galpões foram atingidos. Além de todo esse prejuízo,vários caminhões utilizados para o transporte do produto, estavam estacionados no pátio no momento da enxurrada e foram tomados pela água e estão danificados. Os veículos continuam parados no local, à espera de reparos. Alguns, só sairão rebocados.

O prejuízo, somente na granja, chega aos R$ 20 milhões. Mas outros produtores da região também foram prejudicados. Uma plantação de milho ficou alagada por várias horas após a tempestade. A força do vento arrancou até árvores. Os acessos à cidade também foram danificados. Estradas estão cobertas por lama e muitas barreiras deslizaram, levando vegetação e barro para as rodovias.

Gostou? Então divulgue! TwitterFaceBookGoogle Buzz
Loading

Nenhum comentário: