Folha Vitória
Um grupo de funcionários de uma loja de calçados foi flagrado consumindo drogas em plena luz do dia em uma praça pública na Serra. Esse tipo de flagrante é o mais comum registrado pelo Centro de Controle de Operações de Vídeo Proteção da Prefeitura da Serra.Foto: Reprodução TV Vitória 
"Crimes contra o patrimônio, por exemplo, tiveram uma diminuição de 60%", explica Joel Lyrio Rocha, secretário de Defesa Social da Serra. Policiais Militares da Reserva monitoram durante 24 horas as 30 câmeras espalhadas pelo município. Os operadores se revezam e passam 12 horas em frente aos monitores de vídeo atentos à movimentação.
"Exige muito esforço. É cansativo, mas não chega ao extremo. Nós temos que estar animados. O tráfico de drogas é intenso. O tráfico não para, é direto, 24 horas. Principalmente de tarde e à noite", conta o operador de videomonitoramento, que prefere não ser identificado. O sistema foi implantado em julho deste ano e contribuiu para reduzir a violência e agilizar o trabalho da polícia em um dos municípios mais violentos do Espírito Santo.
"Existe uma facilidade porque a maioria dos nossos operadores são militares. É um procedimento interno de chamada da Polícia Militar para que praças e locais públicos possam ser bem frequentados pelos nossos familiares", explica ainda o secretário. A expectativa é de que até o final de 2011 a Serra tenha 100 câmeras e 25 delas estejam instaladas para começar a funcionar até o carnaval.
Nenhum comentário:
Postar um comentário