segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Câmeras flagram grupo de funcionários de loja usando drogas em praça da Serra-Es

Folha Vitória

Foto: Reprodução TV Vitória
Um grupo de funcionários de uma loja de calçados foi flagrado consumindo drogas em plena luz do dia em uma praça pública na Serra. Esse tipo de flagrante é o mais comum registrado pelo Centro de Controle de Operações de Vídeo Proteção da Prefeitura da Serra.

"Crimes contra o patrimônio, por exemplo, tiveram uma diminuição de 60%", explica Joel Lyrio Rocha, secretário de Defesa Social da Serra. Policiais Militares da Reserva monitoram durante 24 horas as 30 câmeras espalhadas pelo município. Os operadores se revezam e passam 12 horas em frente aos monitores de vídeo atentos à movimentação.

"Exige muito esforço. É cansativo, mas não chega ao extremo. Nós temos que estar animados. O tráfico de drogas é intenso. O tráfico não para, é direto, 24 horas. Principalmente de tarde e à noite", conta o operador de videomonitoramento, que prefere não ser identificado. O sistema foi implantado em julho deste ano e contribuiu para reduzir a violência e agilizar o trabalho da polícia em um dos municípios mais violentos do Espírito Santo.

"Existe uma facilidade porque a maioria dos nossos operadores são militares. É um procedimento interno de chamada da Polícia Militar para que praças e locais públicos possam ser bem frequentados pelos nossos familiares", explica ainda o secretário. A expectativa é de que até o final de 2011 a Serra tenha 100 câmeras e 25 delas estejam instaladas para começar a funcionar até o carnaval.

Gostou? Então divulgue! TwitterFaceBookGoogle Buzz
Loading

Nenhum comentário: