sábado, 30 de abril de 2011

Punição Agentes exonerados uma semana depois de tentativa de fuga

TV Vitória

Foto: Reprodução TV Vitória








Dezesseis agentes sócio-educativos foram exonerados uma semana depois da última tentativa de fuga de menores infratores na Unidade de Internação Socioedutativa (Unis). Os profissionais foram agredidos com armas feitas pelos adolescentes e ficaram com hematomas e ferimentos espalhados pelo corpo.

"A agressividade acontece há todo instante, praticamente todos os dias somos vítimas de chutes e pedradas. A gerência não faz nada pelo servidor. Somos agredidos e nem fazem a autuação dos menores", lamentou um deles, que prefere não ser identificado.

Depois do ocorrido, o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Estado resolveu exonerar quase toda a equipe de agentes responsável pela contenção dos adolescentes. O governo afirma que houve abuso por parte dos profissionais. "Não houve abuso em momento algum. Fizemos o nosso trabalho. Somos pagos para manter a ordem naquele sistema penitenciário", explicou outro agente, que também prefere não ser identificado.

Eles ainda afirmam que a exoneração aconteceu sem que antes fosse feita qualquer investigação sobre a conduta deles no caso. "Somos dezesseis pais de família que foram mandados embora sem justificativa ou investigação do que realmente aconteceu", acrescentou.

O sindicato responsável pela categoria afirma que vai produzir um dossiê pedindo o afastamento da direção da unidade que será encaminhado ao Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil e à ONG Justiça Global.

Por meio de nota, a direção do Iases informou que está apurando os fatos e que as medidas mostram que o instituto não compactua com práticas ilegais que comprometam o atendimento sócio-educativo. Além da adoção de medidas relacionadas aos servidores, o Iases comunicou às autoridades competentes os atos praticados pelos adolescentes.



A tentativa de fuga

Os adolescentes fizeram uma rebelião na noite da última segunda-feira (25). Houve tentativa de fuga e dois agentes sócio-educativos ficaram feridos. Pelo menos 40 dos 400 internos participaram do motim. Dois servidores foram feridos com pedradas e golpes de barras de ferro.

Gostou? Então divulgue! TwitterFaceBookGoogle Buzz
Loading

Nenhum comentário: