terça-feira, 5 de outubro de 2010

Professora tenta salvar aluna e morre afogada em lagoa de Guarapari-ES

Uma professora morreu afogada ao tentar salvar uma aluna na Lagoa de Caraís, em Guarapari, localizada no Parque Paulo César Vinha. O local é conhecido como a lagoa de "Coca-Cola", por causa da água escura.

Lorena Arcário Franco Will, de 25 anos, professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Tancredo de Almeida Neves, do bairro São Pedro, em Vitória, acompanhava 30 alunos da 5ª série em uma visita ao parque.

A aluna entrou na lagoa para pegar uma bola e começou a se afogar. Lorena, então, também entrou na água na intenção de salvar a menina, mas não conseguiu retornar. Uma outra professora, que estava com o grupo, entrou na lagoa e conseguiu salvar a estudante.

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) informou que a equipe do Parque se deslocou até o local imediatamente após ser acionada e os primeiros socorros foram aplicados após 10 minutos do chamado, já sem sucesso de reanimar a vítima. Este é o único afogamento registrado pelo Iema na Lagoa de Caraís desde a criação do parque, em 1990.

Segundo o Iema, as 30 crianças e nove adultos da escola chegaram ao parque por volta das 8h30, sem o acompanhamento de salva-vidas, diferente do procedimento adotado pelas demais instituições que visitam o Parque.

Os procedimentos de segurança adotados obrigatoriamente são: visitas serem guiadas por monitores ambientais; presença de placas de alerta sobre a conduta no parque; e recepção de todos os visitantes com apresentação de um vídeo institucional contendo informações sobre o parque e as normas de segurança.

O Iema lamenta o ocorrido e também como medida preventiva está analisando adotar como regra a exigência da presença de salva-vidas junto a grandes grupos escolares e de excursões que visitarem o Parque.
Excurssão
Alunos e professores da Escola Tancredo de Almeida Neves momentos antes do afogamento. Foto foi enviada por um dos dos integrantes da excursão ao Parque Estadual Paulo César Vinha

Família abalada

Professora
Lorena antes do acidente na lagoa
No Departamento Médico Legal, os familiares de Lorena Arcário Franco (foto feita minutos antes do acidente) não quiseram conversar, abalados com o que aconteceu com a professora.

Alunos liberados para enterro

A diretora da escola, Rosiane Moneschi, que também estava no DML, na tarde desta terça-feira, disse que foi o acaso, que as crianças estavam na areia esperando para fazer outra recreação quando a bola caiu na água e a aluna correu para buscar o brinquedo.

Todos os alunos estão muito abalados pelo ocorrido. A diretora ressaltou que não haverá aula nesta quarta, porque os alunos foram liberados para o velório e enterro do corpo da professora.

Edson Chagas
Mãe da aluna salva por Lorena
Mãe da aluna salva por Lorena
Estudante fica triste com a perda da professora

Dona Luciana Oliveira (foto), 30 anos, mãe da menina salva por Lorena, estava muito abalada com tudo o que tinha acontecido.

Por várias vezes, dona Luciana fez questão de ressaltar que a vida da filha dependeu da vida da professora. E que a menina está chocada pela perda da
professora Lorena, que era muito querida.




Gostou? Então divulgue! TwitterFaceBookGoogle Buzz
Loading

Nenhum comentário: